Rinite Alérgica não enquadra o paciente no grupo de risco para Covid-19
A Rinite alérgica é uma inflamação aguda ou crônica da mucosa nasal provocada por uma reação a algum alérgeno respiratório, tais como: Poeira doméstica, ácaro, mofo, polén e etc. Seus sintomas são coceira no nariz, espirros, nariz obstruído, coriza e muitas vezes irritação nos olhos e lacrimejando.
No contexto atual em que vivemos, quem tem rinite alérgica muitas vezes teme que seus sintomas sejam provocados pelo vírus covid-19. Além disso, os pacientes enfrentam situações constrangedoras nos ambientes sociais que estão inserido. Há muitos relatos de olhares assustados e recriminadores para esses pacientes no super-mercado ou na rua, mesmo usando máscara. Sendo que os sintomas são provocados por um processo alérgico.
É importante que o paciente que tenha rinite alérgica e a mesma não esteja controlada, procure um médico otorrinolaringologista ou um médico alergologista para controle da doença e melhora da qualidade de vida.
A doença não tem cura, mas hoje temos excelentes opções de tratamento, que oferecem uma melhor qualidade de vida para o paciente e a remissão total ou quase total dos sintomas.
Vale frisar também, que a doença em questão, não enquadra o paciente no grupo de risco do COVID-19. Ou seja, quem tem rinite alérgica e adquiri o coronavírus, não tem um risco maior de evoluir para um quadro mais grave por causa dessa doença.
Respirar bem pelo nariz, traz um impacto muito grande na qualidade de vida do paciente. Melhora o sono, a prática de atividade física e o desempenho no trabalho e em atividades gerais. Então, procure seu médico e respire com qualidade.