Mais da metade das empresas brasileiras usam internet para vender e 78% estão nas redes sociais
78% das empresas pesquisadas no Brasil tem presença nas redes sociais; 70% das empresas realizaram o comércio eletrônico para fazer compras e 57%, para fazer vendas. É o que mostra pesquisa do Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação, o Cetic.br.
E, de acordo com o coordenador do levantamento, Leonardo Lins, mesmo as pequenas empresas, como aquela padaria do bairro ou a quitanda da esquina, vão precisar utilizar cada vez mais a internet para fazer negócios. E isso deve ser ainda mais impulsionado pelo isolamento social causado pela pandemia do coronavírus.
Mas o uso depende dos custos e da familiaridade das ferramentas. Apenas 54% das empresas do país possuem site, ao passo que as pequenas empresas utilizam mais o Whatsapp ou Telegram para fazerem negócios, puxando o crescimento de seu uso de 42% em 2017 para 54% em 2019.
A pesquisa ainda revelou que a utilização das novas tecnologias, como big data ou impressoras 3D, pelas empresas, ainda não é muito difundida pelo país. Apenas 2% utilizam impressora 3D e 4% das empresas utilizam big data, e esses números estão dentro da média de alguns países europeus.
A pesquisa TIC empresas foi realizada em 2019 com mais de 7.000 empresas em todo o país