O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Correios: privatização deve ser votada dia 10 de novembro

0

O processo de privatização dos Correios caminha para a reta final. No próximo dia 9, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve se reunir pela última vez para debater o parecer apresentado pelo relator da matéria, o senador Márcio Bittar (PSL-AC). Bittar defende que o texto original, aprovado pela Câmara em agosto, seja preservado. Caso o relatório seja de fato votado pela CAE no dia 9, deve seguir para apreciação dos senadores no dia 10.

Nesta terça, dia 26, Bittar apresentou seu parecer, que mantém o texto apreciado pela Câmara há dois meses. “A leitura do relatório deixa clara minha compreensão e meu voto favorável para que o Brasil pense em primeiro lugar no interesse nacional, e para mim está claro que o interesse nacional em salvar a empresa está em promover a desestatização, sob pena de não realizarmos essa operação agora e vê-la ao longo dos anos perder cada vez mais o interesse do setor privado”, afirmou o senador.

O projeto de lei acaba com o monópolio dos Correios sobre o setor postal e abre caminho para a privatização da estatal. O PL também define regras como a estabilidade dos atuais funcionários da estatal por 18 meses após a privatização. A empresa, com 98.000 colaboradores, é uma das maiores empregadoras do país no setor público. O PL aprovado pela Câmara também prevê indenização correspondente a 12 meses de remuneração e programas de requalificação profissional.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.