Iniciar um negócio em harmonia com o meio ambiente, além de ser uma atitude que atesta o compromisso com a qualidade de vida e bem estar coletivo, também é a uma dos requisitos legais de licenciamento, tanto na área urbana quanto rural. E foi neste intuito que a servidora pública Vanilda Columbari buscou na tarde desta quarta-feira, 28, o Programa Orienta Naturatins, que está acontecendo no Espaço Cultural de Palmas e conta com a parceria da Fundação Municipal d Meio Ambiente (FMA).
Ela explica que aos finais de semana abre sua residência para hospedagens alternativas, no modelo hostel e faz o receptivo de turistas interessados em conhecer os atrativos naturais do Tocantins, que tem como porta de entrada Palmas. “Recentemente adquiri uma chácara e gostaria de saber como preservar melhor os recursos que possuo naquele pedaço de chão”, explicou Vanilda.
A chácara da empreendedora abriga uma nascente, que ela diz que ser necessário recuperar a proteção natural. “Preciso de orientação sobre que tipo de vegetação é mais adequado à cabeceira da nascente e quais espécies devo plantar ao longo do curso de água”, relatou.
Além desse atendimento, o evento recebeu pessoas interessadas em conhecer os requisitos para abertura de empreendimentos urbanos, com potencial para gerar poluição.
Entre as demandas atendidas pelos técnicos da FMA, houve consulta sobre as exigências da legislação ambiental para instalação de um posto de combustível e um lava jato. Essas consultas chegaram como demanda espontânea, mas também foram realizados atendimentos agendados.
O Orienta Naturatins é um evento do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que está percorrendo todo o Estado e chegou a Palmas no período em que o município intensifica as ações de combate e prevenção a queimadas, por conseqüência do tempo mais seco.
O Orienta Naturatins é um mutirão de atendimentos ambientais, individualizados, a produtores rurais, empreendedores, responsáveis técnicos e consultores, e segue até esta quinta-feira, 29.