Um dia todo dedicado a cuidados, assim foi esta segunda-feira, 14, no Projeto Agrícola Vale Verde, na zona rural de Gurupi, onde as secretarias municipais realizaram diversas ações e atendimentos. No Assentamento moram cerca de 100 famílias.
A prefeita Josi Nunes ressaltou que o objetivo da gestão é fazer com que os serviços prestados pela Prefeitura estejam mais próximos do cidadão. “Nosso desejo é levar estas ações a todos os cantos de Gurupi, quando a pandemia passar. Hoje estamos aqui com grande parte da nossa equipe. Nossa gestão é participativa e queremos que acreditem nesse trabalho, que tragam suas sugestões. Nosso objetivo é atender a real necessidade de cada comunidade”, pontuou.
O dia de ações iniciou com a entrega de kits educacionais aos alunos da rede municipal de ensino. Os kits contam com livros didáticos, paradidáticos e materiais escolares. A Secretaria Municipal da Educação (Semeg) atende a 60 alunos do Assentamento, distribuídos nas escolas Orlindo Pereira da Mota, Antônio Almeida Veras e Instituto Municipal de Educação Infantil Silny Rodrigues dos Santos.
Quatro crianças representaram os estudantes da região no recebimento dos materiais. Alegre, o menino Pedro Lucas, aluno do Silny Rodrigues, comemorou a chegada dos kits e disse estar com saudade de voltar à escola.
A Secretária Municipal da Educação, Amanda Costa, explicou que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) não disponibiliza materiais pedagógicos para a educação infantil, mas que a prefeita Josi Nunes, autorizou a compra de materiais para este público e que estão sendo repassados.
A Secretária destacou o quanto é importante a descentralização dos serviços da Prefeitura a todas as comunidades. Comemorou o início da vacinação contra covid-19 dos profissionais da educação, o que vai permitir, caso tudo dê certo, o retorno das aulas presenciais em agosto. “Queremos dizer aos pais que estão aqui que estamos trabalhando para recebermos nossos alunos a partir de agosto, de forma gradativa”.
Saúde
Muitos moradores foram ao “Mutirão de Serviços” atualizar o cartão de vacina com doses de rotina e receber o imunizante contra gripe e Covid-19. Dona Maria Eliete Silva, 55 anos, recebeu a vacina contra a gripe e aprovou a iniciativa. “Uma iniciativa muito boa, porque muitos não tem como ir ao centro da cidade e os serviços vindo aqui fica mais fácil de nós utilizarmos”, comentou.
Além da vacinação, a equipe da saúde realizou teste rápido para o diagnóstico da Covid-19 e estava com o Castra Móvel para a castração de cães e gatos. Dona Antônia Correia, de 55 anos, levou a cadela para ser castrada. “Ação extremamente importante. No meu caso, ficaria mais difícil levar minha cadela ao CCZ para castrar, o serviço vindo aqui ajuda demais. E o melhor de tudo é ver o cuidado da equipe com os animais. Primeiro, eles realizaram o teste para o diagnóstico do calazar, para então saber se minha cadela pode ser castrada”, explicou.
O Secretário Municipal de Saúde, Relmivam Milhomem, argumentou ser uma satisfação levar uma gama de serviços às comunidades mais distantes do Centro. “Precisamos avançar. A prefeita disse que vamos onde o povo está e estamos aqui. Estamos trazendo vacinas, tanto da Covid, como a da gripe e as de rotina para completar o cartão das crianças. Juntos, entendemos ser o caminho para tempos melhores”, explanou.
Infraestrutura
A Secretaria de Infraestrutura também marcou presença e a equipe da Iluminação Pública atendeu aos pedidos da comunidade realizando os reparos na rede de iluminação pública do Vale Verde. A dona Maria Fernandes disse que ficou muito feliz por sua solicitação ter sido atendida de imediato pela equipe que estava presente no Mutirão de Serviços da Prefeitura.
Entrega de mudas
A Agência Gurupiense de Desenvolvimento, em parceria com o Viveiro Municipal, levou diversas mudas para serem doadas. Dona Tereza Correia, de 59 anos, levou para plantar em sua propriedade mudas de caju, flamboyant, jambo e açaí. “Já tenho várias plantas, inclusive, frutíferas, mas é sempre bom aumentar a plantação. Vamos cultivar, porque quem planta colhe e daqui uns anos poderemos tomar um delicioso suco de caju e açaí, com os frutos que estas mudas vão produzir”, disse.
Esportes
O diretor municipal de esportes, Paulo Magalhães, esteve no assentamento conversando com os moradores para ouvir as demandas da comunidade. No Projeto Agrícola tem um campo de futebol que precisa ser revitalizado e os moradores solicitaram a construção de uma quadra de areia.