A audição desempenha um importante papel na comunicação, através dela podemos perceber os sons da fala, do ambiente e perceber emoções.
Para o desenvolvimento global e principalmente da fala na criança, a audição desempenha um papel fundamental e por isso o diagnóstico de alterações auditivas devem ser feitos o mais precoce possível.
Cuidar da saúde auditiva é essencial para qualidade de vida, porém com o aumento da expectativa de vida, avanço das tecnologias e aumento dos ruídos ambientais (“cidades barulhentas”), torna-se cada vez mais comum a perda auditiva.
Devemos ter em mente que a lesão das células sensoriais auditivas têm caráter irreversível, ou seja, elas não se regeneram.
Alguns cuidados práticos são importantes para a saúde auditiva, como evitar abuso de fones de ouvidos, devendo ser usado com um volume baixo, preferencialmente o tipo externo (tipo concha), realizar pausas periódicas, evitar ambientes muito ruidosos (trânsito carregado, shows) e fazer uso de equipamento de proteção individual em locais com ruídos maiores que 85 decibéis.
São sintomas de perda auditiva, dificuldade em compreender a fala, zumbido, incomodo com ruído, irritabilidade e depressão.
O diagnóstico precoce da perda auditiva , possibilita um tratamento eficaz e previne maiores prejuízos para audição.
Dra. Mariana Siqueira
Médica Otorrinolaringologista em Palmas- TO, Membro Titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial -Instagram: dramarianasiqueira – email: contato@dramarianasiqueira.com.br