A Energisa Tocantins já investiu mais de R$ 1,8 bilhão em obras de manutenção, expansão e melhoria no sistema elétrico de todo o estado. Palmas é atendida por uma rede elétrica confiável e moderna com mais de 7 mil quilômetros, interligada a cinco subestações (incluindo Taquaralto e Taquaruçu) e 37 alimentadores. Tudo para garantir energia de qualidade para os 126 mil clientes do município.
Dentre as obras realizadas na capital, destacam-se o novo ponto de conexão com a rede básica (230kV), finalizada em 2020, e a modernização das subestações, possibilitando maior confiabilidade do sistema de suprimento da região central do estado. Neste ano, a empresa construiu um novo Centro de Operação Integrado, de onde é possível monitorar e controlar toda a rede elétrica do estado. Também inaugurou uma nova Agência Premium para maior conforto e agilidade no atendimento dos clientes de Palmas.
A transformação realizada pela empresa, desde que assumiu a concessão em 2014, é sentida pelos clientes. “Eu moro há 23 anos aqui e falo que a energia melhorou muito! Hoje dificilmente falta energia elétrica no meu bairro. O atendimento também é muito mais rápido”, afirma a autônoma Edlayne Santa Cruz.
“Toda essa disponibilidade do sistema garante o fornecimento de uma energia elétrica de qualidade e dá todas as condições necessárias para a expansão e desenvolvimento das atividades econômicas do município. Temos um sistema moderno, que permite efetuarmos manobras de forma automática ou remota no sistema, fundamental para restabelecer a energia em menor tempo quando acontecer algum problema na rede”, explica o diretor Técnico e Comercial da Energisa Tocantins, Fernando Costalonga.
O sistema elétrico conta com equipamentos inteligentes, como religadores automáticos e self-healing, para o restabelecimento automático da energia sem necessidade de interferência humana. Em caso de colisões de veículos em postes, queda de raios ou queimadas, por exemplo, acontece a transferência para outra fonte de fornecimento de energia. Para se ter uma ideia, somente em 2020 caíram mais de 2,6 milhões de raios no Tocantins, o que demonstra a robustez do sistema elétrico que atende toda a região.
A dona de casa Janina Cláudia também reforça a evolução dos serviços. “Estou muito satisfeita com o fornecimento de energia. Também sinto que o atendimento evoluiu bastante, principalmente durante a pandemia. Os canais de atendimento facilitaram a nossa vida”, destaca Janina.
O diretor-presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum, ressalta o compromisso da empresa em promover a transformação do sistema elétrico como forma de impulsionar o desenvolvimento sustentável do estado. “Hoje nós temos um sistema mais robusto, com flexibilidade e dimensionado para que Palmas e o estado do Tocantins possam se desenvolver. Assim como um time capacitado, engajado e preparado para atender a cada dia melhor nossos clientes. Além disso, sabemos muito bem da nossa responsabilidade social e, por isso, desenvolvemos ações e parcerias para contribuir com a sociedade e ter um lugar cada vez melhor para as pessoas para as pessoas trabalharem”, afirma Brum.
Cidade eficiente
Um destaque de atuação é com ações do Programa de Eficiência Energética. Atualmente a iluminação pública da Avenida JK e da praça dos Girassóis está sendo modernizada com recursos da Energisa, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O Hospital Geral de Palmas já recebeu R$ 2 milhões em obras e serviços de melhoria na climatização, iluminação e geração de energia solar. O Hospital e Maternidade Dona Regina e o Hospital de Amor do Tocantins também tiveram substituição de lâmpadas comuns por luminárias de LED e incorporação de novos aparelhos de ar-condicionado.
A Energisa Tocantins também realizou obras de modernização no Palácio Araguaia, Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, Colégio Militar de Palmas, 1º Batalhão de Polícia Militar, Ulbra e iluminação pública da Avenida NS 02, saindo da Feira da 304 Sul, seguindo a rotatória do Relógio, passando pelo Bosque dos Pioneiros e chegando até a Avenida Palmas Brasil.
Melhoria contínua
Todas as ações de melhoria na rede elétrica fizeram com que Palmas atingisse um padrão europeu de fornecimento de energia no perímetro urbano. E os dois principais indicadores do setor elétrico mostram essa evolução contínua. Em 2010, a Duração Equivalente por unidade Consumidora (DEC) – quanto tempo, em média, um cliente fica sem energia durante um ano – foi reduzido em 57%. A Frequência Equivalente por unidade Consumidora (FEC) – ou seja, quantas vezes, em média, um cliente fica sem energia durante um ano – diminuiu quase 40%.