A Secretaria de Estado da Administração (Secad) está com o funcionamento normal, seguindo as orientações que garantam a segurança de todos os servidores, conforme o Decreto nº 6.257, que determina a volta do trabalho presencial e ainda prevê medidas para o controle e redução dos casos da Covid-19. Além da higienização dos ambientes, uma série de ações foram adotadas para diminuir o número de pessoas circulando, mas de forma que garanta a manutenção de todos os serviços oferecidos pela Pasta.
Entre as medidas definidas para este período, está a jornada de revezamento entre servidores da Secretaria. Todos os setores da Secad foram divididos em equipes e durante a semana parte trabalha presencialmente no período da manhã, outra parcela trabalha no período da tarde. “A retomada dos servidores aos postos de trabalho está sendo feita com todo cuidado necessário e com responsabilidade, seguimos as medidas para evitar as aglomerações dentro dos setores, por meio do revezamento de turno”, explicou o secretário de Administração, Bruno Barreto.
Os servidores do grupo de risco, tais como idosos e pessoas portadoras de comorbidades que ainda não foram imunizadas permanecem em trabalho remoto, mediante acompanhamento dos chefes imediatos, desenvolvendo as atividades de suas residências. Vale destacar que com o novo Decreto os servidores que receberam a segunda dose da vacina, após 15 dias são considerados imunizados e devem retornar ao trabalho presencial.
Neste período, a Secad disponibiliza ao público o agendamento de atendimento via e-mail, whatsapp ou telefone e, sempre que possível, promove o atendimento de forma remota, para evitar que as pessoas se desloquem até a sede. Além disso, a pasta disponibiliza máscara de acrílico (tipo escudo facial), máscara descartável, álcool 70% e álcool em Gel e controla o acesso às suas dependências de modo a evitar aglomeração, só permitindo acesso a pessoas com máscaras e com temperatura corporal devidamente aferida.
Serviços Essenciais
Devido à natureza de alguns serviços o trabalho presencial se torna indispensável. Como é o caso de alguns setores como a Diretoria de Gestão de Transporte do Poder Executivo (Garagem), onde acontece o abastecimento da frota do Estado; a Diretoria de Gestão do Plano de Assistência em Saúde (Servir), que devido ao momento que estamos passando de pandemia, há uma grande procura por parte dos beneficiários dos serviços oferecidos pelo plano. Os serviços do Programa de Atendimento ao Cidadão “É Pra Já”, segue com os atendimentos de segunda a sexta, das 07h às 19h e aos sábados o atendimento é feito de maneira remota, das 08h às 12h.
Segundo o secretário da Administração, Bruno Barreto, evitar aglomerações em locais de comum circulação é uma das formas de impedir a disseminação da doença. Entretanto, o funcionamento dos serviços públicos não pode ser prejudicado. “Estamos seguindo todas as recomendações do Comitê de Crise do Governo, de modo a evitar o aumento de casos, para isso optamos pelo revezamento sem gerar prejuízo na entrega de serviços da Secretaria, todos nossos servidores estão trabalhando presencialmente. Exceto, é claro, os pertencentes aos grupos de risco, que ainda não foram imunizados”, frisou.