Visando a melhor oferta e assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento de urgência emergência, o Governo do Tocantins finalizou a reforma da sala vermelha e amarela, do Hospital Geral de Palmas (HGP) e já acomodou os pacientes no novo ambiente.
Dentre as vantagens do espaço, estão maior luminosidade, revitalização da pintura, ampliação da elétrica, incluído tomadas com cores de vermelho, abastecidas pelo gerador, suporte de monitor, torneiras com sensores, copa para os servidores e um expurgo – destinados a insumos utilizados e descartados. Para facilitar o atendimento o posto de enfermagem também foi separado da prescrição médica. A sala de isolamento foi toda equipada com rede de gás de oxigênio e dentre outros equipamentos necessários.
“A sala vermelha tem uma grande relevância, quando se fala em Unidade de alta complexidade, como o HGP. E neste espaço que o usuário recebe seu primeiro atendimento. Conhecida como sala vermelha, é uma sala de estabilização, daqui o paciente pode ir para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico ou internação. Realizam intervenções para melhorar o prognóstico e aumentar a as chances do paciente sobreviver. O local recebe vítimas de traumas e clínicos de diversas patologias, como diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral entre outros”, relatou a diretora de Integração Multiprofissional do HGP, Noêmia Sampaio de Andrade.
“O HGP conta com equipes qualificadas que prestam assistência contínua ininterrupta 24 horas. A reforma foi pensada para melhorias não só para os pacientes como também para os nossos trabalhadores, que se dedicam com afinco à assistência e cuidado dos usuários do SUS”, destacou o diretor geral, Leonardo Toledo.