Jaime Café apresenta ações de desenvolvimento do agronegócio a prefeitos e secretários municipais do Estado
“O Tocantins é um Estado em constante crescimento no setor do agronegócio. De norte a Sul, é possível ver novas áreas se abrindo para a produção, lavouras em crescimento, agroindústrias se expandindo, novos mercados sendo criados, como o de produtos regionais para exportação, mas para chegarmos mais longe é preciso que haja interconexão entre os municípios”, com estas palavras, o secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café iniciou a live, Agronegócio em Pauta, Governo Municipalista, na manhã desta terça-feira, 4, direcionada a prefeitos e secretários de agricultura municipais do Estado.
Na live, Jaime Café fez uma explanação sobre diversas cadeias produtivas em desenvolvimento, iniciando pela explicação sobre os incentivos da pecuária leiteira por meio de linha de crédito no valor de até R$ 6 mil no programa Mais Leite, disponibilizados para produtores e laticinistas por meio da Agência de Fomento do Estado.
O Secretário enfatizou também que a pecuária de corte e leite tem incentivos pelo programa de Melhoramento Genético, para realizar 12 mil procedimentos (protocolos), uma parceira com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer). “E ainda, temos projeto, em ajustamento para melhoramento genético de 100 mil protocolos, na pecuária de corte, em especial o gado nelore, raça adaptada ao clima tocantinense”, destacou.
Na ocasião, o prefeito de Formoso do Araguaia, Bueno Rodrigues representou os 139 prefeitos do Estado. “É importante esse incentivo por parte do governo do Estado aos municípios regionalizados, todos têm potencial de desenvolvimento no agronegócio, principalmente na agricultura familiar, geradores de grande parte da economia tocantinense”, disse.
Agrotins 2021 100% Digital
Jaime Café aproveitou para lembrar aos prefeitos e secretários municipais sobre a realização da Feira Agrotecnológica de Palmas (Agrotins 2021) 100% Digital que será realizada de 15 a 18 de junho, no Centro Agrotecnológico de Palmas.
Agronegócio
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 70% da economia dos municípios gira em torno do agronegócio, nas mais diferentes cadeias: agricultura, pecuária, aquicultura e agroindustrialização de alimentos.