Crea-TO e Sinduscon protocolam, na Prefeitura de Palmas, documento em defesa do setor da construção civil
Na véspera de possíveis adequações do Decreto da Prefeitura de Palmas que limitou as atividades comerciais na Capital, em uma ação conjunta, o Crea-TO (Conselho de Engenharia e Agronomia do Tocantins), representado pelo Presidente Daniel Iglesias de Carvalho, e o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Tocantins), representado pelo Presidente Bartolomé Alba Garcia, protocolaram documento para avaliação da Prefeitura de Palmas em prol do setor da construção civil de Palmas.
O documento, já encaminhado pela assessoria municipal para o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) Palmas Covid-19, traz alguns aspectos importantes para auxiliar a Prefeita Chintia Ribeiro em suas tomadas de decisão no âmbito das restrições ao segmento da construção. Dentre as argumentações, está o fato da construção civil englobar ações como manutenção asfáltica, reformas e ampliação hospitalar, ou seja, diversas atividades que devem ser vistas como essenciais, inclusive em tempos de pandemia.
Mais um ponto abordado foi o fato da categoria já ter os EPI’s em sua rotina, trabalharem sem aglomeração e ainda utilizarem o transporte público em horário fora do pico, visto que este setor tem a carga horária, em sua generalidade, das 7 às 15h, não colaborado então para aglomerações.
Para o Presidente do Crea, o Eng. Civil Daniel Iglesias, essa foi uma ação para colaborar com as difíceis decisões do Executivo Municipal. “Simbolicamente, o que fizemos foi unir a classe através do Sinduscon, representando os empresários da construção civil, e o Crea, representando os profissionais da Engenharia, de maneira a ajudar a Prefeita em sua tomada de decisões acerca do nosso segmento. Esperamos que ela leve em conta a importância do nosso setor, assim como respeitamos sua difícil posição de gestora municipal, tendo que mediar os desafios da saúde e da economia de forma ampla e responsável”, disse Iglesias.