O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Câmara dos EUA vota a favor do impeachment de Donald Trump

0

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.


A Câmara dos Estados Unidos votou a favor do impeachment contra o presidente Donald Trump. A maioria simples de votos necessários para que o impeachment fosse aceito, 217, foi atingida na tarde desta quarta-feira, 13.

O placar foi de 232 votos a favor e 197 contra, e o processo segue agora para o Senado.

Além dos democratas, que têm maioria na Câmara, foram dez votos de republicanos a favor do impeachment. Também ocorreram quatro abstenções, todas de republicano.

Pela manhã, seis republicanos já haviam se declarado abertamente a favor do impeachment. Assim, uma das principais expectativas era verificar se o presidente teria maior número de desertores, o que pode influenciar também na decisão do Senado. Os senadores ficam agora a cargo de julgar a fase final do processo, o que deve acontecer quando a Casa voltar do recesso, a partir de 19 de janeiro.

Independentemente da decisão do Senado, Trump se tornou também o primeiro presidente a ter dois processos de impeachment aprovados pela Câmara. Seu primeiro impeachment aprovado foi em janeiro de 2020 — posteriormente rejeitado pelo Senado.

Desta vez, o pedido foi motivado pela invasão de apoiadores do presidente ao Congresso, no último dia 6 de janeiro. O episódio gerou cenas de guerra e deixou pelo menos cinco mortos. A justificativa no pedido de impeachment é por “incitação à insurreição”, devido a publicações e declarações de Trump antes da invasão.

A votação desta quarta-feira acontece somente uma semana após as cenas de violência no Capitólio, que aconteceram enquanto o Congresso votava a ratificação da vitória de Joe Biden. Faltam também apenas sete dias para que Biden tome posse, em cerimônia marcada para 20 de janeiro.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.