O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Google é alvo do 3º processo antitruste nos Estados Unidos

0

O Google foi alvo da 3ª ação antitruste nos Estados Unidos nesta 5ª feira (17.dez.2020). Uma coalizão de procuradores de 38 Estados norte-americanos, liderados por Colorado, alega que a empresa empreendeu ações metodicamente para fortalecer e reforçar seu monopólio em serviços de busca e publicidade na internet, asfixiando a concorrência por meio de contratos e condutas anticompetitivos. Eis a íntegra do processo, em inglês (1MB).

“Nossa economia está mais concentrada do que nunca, e os consumidores são esmagados quando são privados de escolhas em produtos e serviços de valor. As ações anticompetitivas do Google têm protegido seus monopólios de busca geral e excluído rivais, privando os consumidores dos benefícios das escolhas competitivas, impedindo a inovação e minando novas entradas ou expansão”, explicou o procurador-geral do Colorado, Phil Weiser. “Esta ação judicial busca restaurar a concorrência”.

A ação afirma que o Google utilizou contratos exclusivos e barrou o acesso de potenciais competidores à tecnologias emergentes como assistentes virtuais, carros e televisões inteligentes.

O processo também alega que a empresa usa sua ferramenta de publicidade Search Advertising 360 (SA360) para negar a interoperabilidade com recursos de publicidade em mecanismos de pesquisa concorrentes.

Os procuradores alegam ainda que o domínio do Google em termos de dados dos consumidores suprime a concorrência e prejudica a livre escolha.

A investigação foi liderada por um comitê executivo composto pelos procuradores-gerais do Arizona, Colorado, Iowa, Nebraska, Nova York, Carolina do Norte, Tennessee e Utah.

Procuradores-gerais do Alasca, Connecticut, Delaware, Hawaii, Idaho, Illinois, Kansas, Maine, Maryland, Massachusetts, Minnesota, Nevada, New Hampshire, New Jersey, Novo México, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Oregon, Pennsylvania, Rhode Island, Dakota do Sul, Vermont, Virginia, Washington, West Virginia, Wyoming, o Distrito de Columbia, e os territórios de Guam e Porto Rico acompanharam o comitê.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.