Black Friday gera 7.980 reclamações no Reclame Aqui
Na reta final da edição deste ano da Black Friday, de quarta-feira, 25, até 18h desta sexta-feira, 27, 7.980 reclamações foram registradas pelos consumidores no Reclame Aqui, uma média de 143 reclamações por hora desde o início do monitoramento.
O levantamento mostra que o consumidor enfrenta os mesmos problemas dos últimos cinco anos: propaganda enganosa, problemas na finalização da compra e divergência de valores. Propaganda enganosa continua disparado na frente, como ocorre desde 2015, mas com 27,1% das reclamações nestes ano.
No entanto, o monitoramento mostra uma novidade em 2020: produto não entregue. A queixa fica na 4ª posição no ranking, e soma 8,77%% das reclamações. Segundo a plataforma, isso indica que muitas empresas podem ter oferecido prazos de envio para o mesmo dia ou o dia seguinte à compra que não puderam ser cumpridos, causando frustração nos consumidores.
Para evitar problemas, o Reclame Aqui aconselha conferir bem os detalhes do preço e frete na hora de fazer o checkout de compra e prestar atenção nas condições da oferta para evitar dor de cabeça.
A média de descontos ficou em 25% nesta Black Friday. Anúncios com valores superiores foram raros, segundo a plataforma.