Semus capacita novos profissinais para realização de testagem rápida nas unidades de saúde da Capital
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da área técnica de doenças infectocontagiosas realizou no auditório da Semus nesta quarta-feira, 25, uma capacitação de testagem rápida de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) para os novos profissionais contratados que atuam na rede de atenção primária. A capacitação irá acontecer em duas etapas, uma nesta quarta-feira, 25, e outra na próxima sexta-feira, 27.
O enfermeiro e coordenador da área técnica de doenças infectocontagiosas, Eduardo Silva Moura, explica que a capacitação é feita em dois momentos, a parte teórica com aulas realizadas a distância através da plataforma do Ministério da Saúde (MS) e outra parte prática na Semus. “Os profissionais são certificados nas aulas teóricas e após a certificação é feita a parte prática. O objetivo é capacitar profissionais novos da rede, já que a Semus já realizou todas as capacitações necessárias anteriormente para garantir a cobertura de testagem rápida nas unidades de saúde para toda a população”, explicou o coordenador.
O coordenador ainda ressalta que um fator importante é o diagnóstico precoce, que contribui de maneira significativa para o controle do HIV no paciente. “Com os profissionais capacitados podemos ofertar para toda a população em geral, em especial as gestantes durante o pré-natal, os testes em todos os centros de saúde para garantir o diagnóstico antecipado dessas doenças infectocontagiosas”.
São destaques nas aulas teóricas, a história natural da doença, vias de transmissão, tratamento e prevenção e a correta utilização dos testes rápidos, importância dos procedimentos de biossegurança, controle de qualidade dos testes e abordagem do paciente (orientação pré e pós-teste). Documentos necessários para a realização da metodologia (Procedimentos Operacionais Padrão, Ficha de Controle de Estoque, Folha de Trabalho e Laudo dos resultados).Já as aulas práticas compreendem o próprio Teste Rápido Diagnóstico para HIV, o teste rápido de triagem para sífilis e hepatites B e C. Além disso, promover o intercâmbio de conhecimento entre os profissionais da Rede.