Trump admite vitória de Joe Biden “indiretamente” pela primeira vez
O republicano Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, admitiu pela primeira a vitória de seu oponente democrata, Joe Biden, eleito na última semana. Embora a admissão não tenha sido pacífica, Trump publicou em seu perfil no Twitter que Biden “venceu porque a eleição foi manipulada”.
A rede social rapidamente marcou o tuite do presidente como desinformação e, ao clicar no aviso em azul, o usuário é automaticamente levado a uma página que mostra pesquisas que apontam que fraudes nas eleições americanas são extremamente raras.
Mas os tuites de Trump não pararam por aí. Em seguida, o republicano afirmou que “todos os problemas mecânicos que aconteceram na noite da eleição eram na verdade eles sendo pegos para roubar votos. Eles tiveram sucesso, no entanto, sem serem pegos. Eleições por correios são uma piada!”. Novamente, o Twitter marcou a publicação como potencialmente falsa.
Desde que Biden foi eleito, Trump tem levantando questionamentos sobre a veracidade dos votos.
Esta não foi a primeira vez, no entanto, que Trump pareceu aceitar sua derrota. Em seu primeiro discurso público desde que Biden foi declarado vencedor, neste sábado, 14, o republicano disse que “espera que uma vacina contra o coronavírus esteja disponível para toda a população do país em abril, em meio a uma nova onda de infecções pela doença”.
No jardim da Casa Branca, ele pareceu reconhecer a possibilidade de um futuro governo Biden, embora não tenha admitido até o momento a derrota e de não ter citado o rival democrata pelo nome.
“Idealmente, não iremos para um lockdown. Eu não irei, este governo não irá para um lockdown”, disse. “Esperançosamente, o que quer que aconteça no futuro — quem sabe qual será o governo. Acho que o tempo dirá”, acrescentou.