O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Lesões do ligamento cruzado anterior. O que devo saber?

1

O ligamento cruzado anterior ou LCA é uma estrutura fibrosa muito importante na estabilidade do joelho. É também o ligamento lesado com maior frequência no joelho.

A maior participação das pessoas nas atividades esportivas e recreativas expõe mais indivíduos ao risco de ruptura do LCA, aumentando sua frequência com o passar dos anos.

A cirurgia de reconstrução do LCA também é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados.

Essas lesões normalmente ocorrem devido a um entorse do joelho, na maioria das vezes sem contato.

As lesões do LCA ocorrem predominantemente em indivíduos jovens e ativos, sobretudo durante a atividade física.

Os homens apresentam maior incidência de lesões do LCA, devido a maior exposição a atividades esportivas, mas mulheres que realizam essas atividades, tem um risco maior de lesão do que os homens.

A lesão do LCA ocorre quando o ligamento é forçado além da sua resistência, podendo ocasionar uma lesão parcial ou completa.

O diagnóstico é realizado através de exame físico, com algumas manobras específicas e com auxílio de exames de imagem. Sendo a ressonância magnética o exame mais indicado para avaliar essas lesões.

A instabilidade decorrente da lesão do LCA pode progredir com lesões dos meniscos, cartilagens podendo gerar artrose e deformidade dos joelhos caso não tratada corretamente. Pode também comprometer o desempenho físico para atividades esportivas e até dificuldade na marcha.

No momento da lesão o paciente pode sentir um estalo no joelho, que evoluiu com inchaço e dificuldade para fazer carga com o joelho. Uma lesão negligência, pode evoluir com instabilidade do joelho, afetando a marcha.

No caso de se verificar um trauma que possa ocasionar uma lesão do LCA, é muito importante procurar um médico. É necessário o tratamento, que pode ser cirúrgico com a reconstrução do ligamento e tratamento de outras lesões, ou uma reabilitação fisioterápica, dependendo do perfil do paciente e na demanda funcional que ele necessite para o joelho.

É importante reconhecer essas lesões e adotar o tratamento mais precoce possível, para evitar as complicações decorrentes delas.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.