Entrevista exclusiva com Ronâ Rodrigues, um empresário de sucesso, que faz um serviço diferenciado na contabilidade, ajudando as empresas a crescer em um sistema tributário complexo. Fala um pouco de sua história pessoal e seus diferenciais na empresa com oferecimento aos clientes uma contabilidade corpo a corpo, onde atua de dentro das empresas, acompanhando dia a dia.
1- O que motivou a atuar na área de contabilidade? Conte um pouco a história de como foi abrir a Ronã contadores há 21 anos?
Concluído o ensino médio e curso técnico em 1997, já atuando no segmento de vendas em Palmas-To, conhecendo vários segmentos do comercio, nós percebemos que as empresas precisavam ser ajudadas, precisavam de assessoria, consultoria e gestão. E então, olhando para este cenário, sabendo que dentro da profissão contábil nós poderíamos contribuir com as empresas brasileiras, decidimos constituir a Ronã Contadores.
2- Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas neste longo período?
As dificuldades são as mesmas que o empresário no Brasil enfrentam: falta de mão de obra qualificada, carga tributária alta, falta de incentivos nas esferas municipais, estaduais e federais. E o maior de tudo, é conscientizar e levar ao empresário a cultura de que ele precisa valorizar o serviço administrativo, o documento e a tecnologia. Eu diria que o maior grau de dificuldade entre os citados, é o aculturamento do empresário em valoração do contador, que graças a Deus, temos superado essas dificuldades e estamos colhendo os frutos com sucesso.
3- Quais são os maiores diferencias de sua empresa no mercado tão concorrido?
Oferecemos aos clientes uma contabilidade corpo a corpo, onde atuamos dentro das empresas, acompanhando no dia a dia. O que é importantíssimo, porque quando o cliente precisa de nós, já estamos ao lado dele. Dentro disso, oferecemos a este cliente algumas especialidades, como verificar todo o cadastro dos produtos que ele vende, conferindo se foram cadastrados corretamente, e se está pagando a tributação correta. Dentro dessa verificação nós identificamos se foi pago tributos indevidos entre todas as esferas (municipal, estadual e federal), e então nós entramos com a recuperação de pagamentos de tributos indevidos.
Também temos um trabalho diferenciado no segmento alimentício, principalmente de supermercados.
E estamos atuando fortemente na área de planejamento societário, como criação de Holding, para resguardar o patrimônio dos empresários que lutaram a vida inteira e hoje tem algo conquistado e precisa ser protegido.
4- Qual a importância da contabilidade para uma empresa?
A contabilidade é tão importante para empresa, quanto os órgãos vitais para o corpo humano. Se a empresa não tem uma contabilidade comprometida, organizada e que atende em tempo real, ela não consegue ser uma empresa de sucesso. Porque ela pode comprar e vender muito, mas financeiramente, administrativamente e contabilmente, esses recursos não tem consistência, podem ser perdidos facilmente. Portanto, precisa se considerar a contabilidade algo vital para saúde da empresa.
5- Qual mensagem você deixa aos jovens que pretendem entrar no segmento da contabilidade, quais são os maiores desafios?
A mensagem para os jovens é que em primeiro lugar, eles exerçam a obediência a Deus e a seus pais. Tendo o Senhor como o pilar principal de suas vidas. O jovem que não tem Deus como sua base, ele não terá sucesso leve, sem dores como diz a Biblia, pode até crescer porque o trabalho duro traz isso para todos, porém quer ter sucesso de forma leve, sem peso, coloque Deus em primeiro lugar. Estude, se qualifique, respeite as pessoas, e seja ousado, empreendedor. Invista no seu negócio e seja o melhor no que escolher fazer.
6- Qual sua opinião sobre o portal EconomiaBR que tem um espaço amplo para os leitores e empresários do estado do Tocantins, destinado a economia e negócios, sendo o portal que mais cresce no Tocantins?
O portal traz notícias sempre em primeira mão, com credibilidade e confiança. Desejamos que o sucesso cresça ainda mais no nosso querido estado e país.