Pronampe: BB, Bradesco e Santander já atingiram limite de empréstimos
A liberação da segunda fase do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) levou a uma nova corrida de pequenas empresas aos grandes bancos brasileiros. Assim como na primeira etapa, muitas instituições financeiras atingiram seu limite de crédito pela linha em poucos dias.
O Banco do Brasil, por exemplo, liberou os 1,8 bilhão de reais que tinha disponível pelo Pronampe nas 3 primeiras horas de atendimento na quinta-feira passada. Ao todo, o banco atendeu 30.782 empresas, que tomaram, em média, empréstimos de 57.800 reais. Somando as duas fases, o banco já liberou 6,8 bilhões de reais para pequenas empresas. Segundo Carlos Motta dos Santos, vice-presidente de negócios de varejo, de março até agora o banco já emprestou 47 bilhões de reais nas linhas voltadas para micro e pequenas empresas.
Os bancos privados Santander e Bradesco, que não participaram da primeira fase do Pronampe, também já atingiram suas cotas de empréstimos pela linha. O Bradesco informou que nas primeiras 24 horas já havia liberado a seus clientes o 1,3 bilhão de reais que tinha disponível. O Santander também, no primeiro dia de operação, no dia 3 de setembro, liberou toda a sua cota de 1,3 bilhão de reais.