O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Presidente da controladora da Investco e Enerpeixe no Tocantins é eleito o melhor CEO do setor de energia pelo segundo ano consecutivo

0

Na noite desta quinta-feira (27), o jornal Valor Econômico, do Grupo Globo, realizou a 20ª edição do Executivo de Valor. A premiação reconheceu pelo segundo ano consecutivo Miguel Setas, CEO da EDP, companhia que atua em todos os segmentos do setor elétrico e controladora da Investco e Enerpeixe no Tocantins, como o melhor líder empresarial na categoria Energia. 

A seleção dos 23 executivos premiados, atuantes em diversos setores da economia brasileira, foi feita a partir da análise de mais de 450 nomes levantados por 14 empresas de recrutamento executivo filiadas à Association of Executive Search Consultants (Aesc), que reúne mais de 350 companhias do setor, em 70 países.

Para definir os vencedores em cada categoria, a avaliação considerou aspectos como a performance do executivo à frente da empresa em 2019, histórico e reputação da liderança no mercado. Nesta sexta, o jornal circulou com o especial Executivo de Valor, que traz um perfil de cada um dos homenageados.

“É motivo de grande satisfação recebermos, pelo segundo ano consecutivo, uma premiação de tanto prestígio. Acima de tudo porque constitui o reconhecimento do trabalho dos mais de 10.000 colaboradores da EDP e dos seus parceiros de negócio. Gostaríamos de dedicar esta premiação a todos os profissionais do setor elétrico brasileiro, que, de forma abnegada e corajosa, mantiveram o sistema elétrico nacional em pleno funcionamento durante a pandemia que ainda assola o Brasil. A todos eles queremos prestar a nossa devida e justa homenagem”, afirma Miguel Setas, presidente da EDP no Brasil.

Sob a gestão do executivo, em 2018 e 2019 a EDP alcançou os melhores resultados financeiros de sua história no País e tornou-se reconhecida no mercado pela antecipação da entrega de grandes obras de infraestrutura. Entre 2014 e 2018, foram três hidrelétricas entregues com antecedência frente ao calendário da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, em 2018 e 2020, dois lotes de linhas de transmissão concluídos antes do cronograma regulatório. Neste ano, as usinas de Peixe Angical e de Lajeado, ambas geridas pela EDP, ficaram com a primeira e a segunda posições em ranking da Aneel das melhores hidrelétricas em operação no País.

No campo da inovação, a EDP é pioneira em mobilidade elétrica, estando à frente de projetos emblemáticos, como a implementação, em 2018, do primeiro corredor de abastecimento de veículos elétricos interligando Rio e São Paulo, e o anúncio, em outubro de 2019, da instalação da primeira e maior rede de recarga ultrarrápida de veículos elétricos da América do Sul, no estado de São Paulo. A Companhia também se notabilizou pela construção e entrega de usinas solares para grandes clientes como Banco do Brasil, Claro, Grupo Globo e Multiplan.

Na frente da responsabilidade social, a EDP é a maior patrocinadora da reconstrução do Museu da Língua Portuguesa e a primeira empresa a patrocinar a recuperação do Museu do Ipiranga – um investimento conjunto de R$ 32 milhões. Neste ano, a Companhia destinou mais de R$ 10 milhões a iniciativas de enfrentamento da pandemia, tais como a compra de respiradores e EPIs para a rede pública de saúde, a realização de obras elétricas de hospitais de campanha e a doação de 350 toneladas de alimentos e kits de higiene pessoal a comunidades vulneráveis e povos indígenas. Ao todo, essas iniciativas beneficiaram mais de 400 mil pessoas em todo o Brasil.

Miguel Setas lidera a EDP no Brasil desde 2014 e integra o conselho mundial do grupo EDP desde 2015. O executivo, de origem portuguesa, está no País desde 2008 e, antes da EDP, foi presidente da operação brasileira da EDP Renováveis. Setas é engenheiro físico pós-graduado em Engenharia Elétrica e da Computação. Começou sua carreira como consultor e já ocupou postos de liderança em diversos setores, como Petróleo e Gás, Telecomunicações e Transportes.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.