O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

PROCRASTINAÇÃO – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

3

Tire os planos do papel, você já ouviu essa expressão? Esse, porém não é o primeiro passo, o primeiro passo é você tirar os planos da sua mente, e aí então jogá-las no papel e imediatamente partir para o ataque colocando as ideias, os planos, os projetos em prática visando alcançar resultados positivos.

Existem pessoas com excelentes ideias, ideias geniais, com vontade de vê-las materializadas, mas, não tem iniciativa. Essas pessoas são conhecidas como procrastinadores. A procrastinação é um comportamento disfuncional aprendido, um sabotador do sucesso pessoal, social, relacional e financeiro, tratado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como um problema crônico para até 20% da população mundial.

É importante você avaliar se você é um procrastinador? E então, é ou, não? Caso seja, é importante tratar, para que seja desconstruído o padrão mental e comportamental patológico, com entendimento de que você ganhe novas habilidades para lidar com essa patologia psíquica e comportamental. Caso contrário, seus resultados serão sempre negativos ou, baseados na urgência emergência, te predispondo a sintomas de ansiedade e estresse.

Fazer, todos os dias, as mesmas coisas e esperar resultados diferentes é a maior prova de insanidade. Albert Einstein

O procrastinador, também é conhecido como adiador, isto porque tem o hábito de deixar as coisas para depois. Se brincarmos com a palavra, adia – dor, ele é uma pessoa que adia a dor de fazer algo, contudo, em algum momento ele vai ter que se deparar com o que dói, ainda que demandado pelas circunstâncias.

Os procrastinadores gastam muito tempo em coisas que são contraproducentes, por exemplo: usam erroneamente as redes sociais, Instagram, facebook, watts zap, telegram, e ainda, jogos online, videogame, séries, são vários os distratores que um procrastinador usa para o ajudar a gastar tempo sem resultados positivos, imaginem o impacto negativo que esse comportamento gera para a vida desta pessoa a curto, médio e longo prazo.

O Procrastinador tem um comportamento autodestrutivo em relação às obrigações e a si mesmo tornando um sabotador do crescimento, do desenvolvimento e do sucesso pessoal, porque não há que se falar em grandes produções na Procrastinação.

Então, como vencer o comportamento disfuncional e sabotador da procrastinação? Um dos recursos é tomar iniciativa para mudar o sistema de crenças limitantes que mantém o comportamento patológico da procrastinação.

“No que diz respeito a todos os ATOS DE INICIATIVA E CRIAÇÃO, há uma verdade elementar – assim que a pessoa se engaja definitivamente, a PROVIDÊNCIA também entra em ação.” Johann Wolfgang Von Goeth

Interessante não? Se você se envolver de fato e, se propor a agir, a PROVIDÊNCIA vai trabalhar a seu favor para fazer as coisas acontecer. Agora, se você ficar de braços cruzados aguardando a morte chegar, aí não é saudável e, claro, os resultados serão catastróficos para sua vida e lamentavelmente para as pessoas que convivem ou, dependem de você.

O Auto performador pessoal Anthony Robbins diz:

“Se não há ação é porque você realmente não decidiu”.

A tomada de decisão é uma poderosa força motriz para mudar qualquer mau hábito, ou vício comportamental. Decida mudar, mude!!!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.