Nova etapa do PRONAMPE deve atender mais 170 mil pequenos negócios
Enquanto as filas de pequenos negócios em busca de recursos emprestados voltam a crescer nas instituições financeiras, o governo se movimenta para liberar mais R$ 12 bilhões através do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE).
No último dia 29, o Congresso Nacional deu sinal verde para o Ministério da Economia providenciar os recursos, que vão servir de garantia para cobrir até 85% dos empréstimos contratados pelos pequenos negócios.
No Tocantins, Banco do Brasil, Caixa, Banco da Amazônia e Itaú foram os maiores operadores do PRONAMPE na primeira etapa, atendendo em julho 1.465 empresas (48,3% microempresas e 51,7% pequenas empresas) e liberando R$ 135,8 milhões em recursos emprestados.
A expectativa é de que nesta segunda rodada de contratações do PRONAMPE, novas instituições financeiras também passem a operar com a linha de crédito, dentre elas o Bradesco e o Santander, o que pode facilitar o acesso de mais pequenos negócios aos recursos.
Certo é que os recursos se esgotarão ainda mais rápido do que na primeira etapa, no entanto, para aqueles que precisam de socorro financeiro, o recado é procurar logo o banco com o qual trabalha e conferir se estará operando com os recursos do PRONAMPE.
Além disso, faça o cadastro no site da Caixa (www.caixa.gov.br/pronampe) e veja se está apto ao crédito, e procure o SEBRAE mais perto de você para receber orientações sobre as etapas que virão pela frente e o principal, fazer o planejamento para a aplicação dos recursos contratados.