O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O HENRIQUE FRAGATA, O FORASTEIRO QUE SE APAIXONOU PELO TOCANTINS

2

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Entrevista exclusiva com Henrique Fragata uma personabilidade visionária é um forasteiro que se apaixonou pelo Tocantins. Está é a primeira parte pois um homem com tanta história, não caberia em só entrevista. Fala um pouco de sua trajetória de sucesso e de muita luta.

Henrique Lázaro Lopes Cardoso, mas conhecido como Henrique Fragata, nascido na cidade do Rio de Janeiro, casado com Glaucia Regina, 4 filhos, formado em Administração com ênfase em marketing, pós graduado em ciências políticas. Presidente do CRA JR, diretor de marketing da associação comercial de Palmas.

1- Qual foi o motivo que lhe motivou a sair de Cabo Frio e vir para Palmas?

Em 1990 fui convidado pelo meu cunhado Fernando e meu sogro Pedro a conhecer um novo estado, que acabava de se antecipar. Então saímos dia 23 de agosto de Cabo Frio no Rio de Janeiro eu e com meu sogro, com destino a Brasília primeira parada para pegar o meu cunhado que já morava em Rondônia, onde já tinha um hospital pois o mesmo é médico e gostava de ler a revista veja, onde ficou sabendo do novo estado que era o Tocantins.

Pegamos ele no dia 23 mesmo, dormimos em Anápolis e no dia 24 pela manhã seguimos para Porto Nacional, saímos do hotel logo cedo, tocando o barco, quando chegamos em Alvorada, paramos em um restaurante de estrada no horário do almoço e lá ficamos sabendo que lá não existia mais a capital provisória em Miracema do Norte, que agora a capital era Palmas, saímos para um destino e fomos para outro, coisas da vida. Chegamos em Porto Nacional no dia 25 e logo em seguida no dia seguinte conhecer, chegamos em Palmas, onde o meu cunhado queria comprar alguns lotes, que veio para fazer investimento e naquele dia chegamos no paraíso, onde o meu cunhado comprou três lotes, hoje no centro da cidade.

2- Fale um pouco de sua família e filhos aqui no Tocantins?

Meu primeiro casamento tive dois filhos Pedro Henrique e Adriane que nasceu primeiro, fiquei casado 6 anos, com a minha esposa Elisiane.

Depois me casei com minha atual esposa a Glaúcia, que estamos há 21 anos, que foi minha primeira namorada, a vida das muitas voltas, que é interessante e bom deixar registrado e ainda  tivemos dois filhos a Vitória e a Sara que é a caçula que vai fazer 19 anos este ano, o Pedro está se formando em administração, para mim é um orgulho pois também sou formado em administração.

Adriane mais velha e formada em turismóloga,   com conclusão do curso em 2020, fez o juramento e está aguardando a oportunidade do primeiro emprego.

Minha família e linda e maravilhosa, que deus me deu eu agradeço e tenho muita gratidão por ela.

3- O que mais lhe encantou na cidade e no estado desde a sua chegada?

Estado nem tanto, porque eu conheço quase todo estado, mas o que mais em encantou na cidade de Palmas, foi a diferença de pessoas, pois eu vim do Rio de Janeiro, as pessoas elas já tinham suas culturas, jeito e crenças e quando cheguei em Palmas, eu vi pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo e na última gestão tivemos até um prefeito de outro país da Colômbia, então que me deixou mais encantando foram as pessoas de diversas religiões de diversos locais deste Brasil  e também o local lindo, os rios, as cchoeiras e me deixou feliz e  apaixonado por estar cidade.

4- Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas em especial no início e neste longo período?

As dificuldades foram muitas, inclusive quando fui montar a empresa lava jato Fragata, não tinha as pessoas para montar os equipamentos, isto me marcou bastante, pois tive que aprender sozinho, mas nada que tirasse o foco, pois vim de uma cidade grande que ali era tudo mais fácil e aqui era praticamente do zero, mas eu fui enfrentando as dificuldades com vitórias, algumas pequenas derrotas, mas com predominância da vitória, que deram certo e a empresa com quase 29 anos, somos uma referência não só eu, mas junto com toda minha equipe e a minha família que ajudou em todo este período.

5- Quais são suas ações na área social?

Sou uma pessoa que gosto de retribuir tudo que Deus me deu, faço um trabalho discreto, quase no anonimato, mas uma coisa das coisas que mais me encanto, já tem uns 15 anos que estou ajudando a entidade, que se se chama Lar Batista F.F. Soren, no ano de 2010 em Luzimangues, sempre contribui com tempo e com a parte financeira, para que as crianças que lá estão possa ter dignidade até quando chegarem maioridade, portanto podendo se integrar a sociedade, com mais tranquilidade, haja vista a ausência de um pai e uma mãe. Para que depois possam ter uma vida digna e sem traumas.

Bacana deste projeto e que temos uma pessoa que morou na entidade e atualmente é um dos principais funcionários do nosso grupo chama-se Romildo, trabalha no Regata lava jato com o meu filho há quatro anos, fazendo sua faculdade, então fico feliz por estas pessoas promissoras e saber que a gente pode agregar e ajudar, não é muito mas é uma semente que a gente deixa plantada.

6- Fale um pouco sobre o Hospital do amor?

Começou com a minha sogra do meu primeiro casamento, onde ela me pediu uma ajuda, onde ela tinha saído de fase uma de câncer de pulmão, ficou sabendo que em 2014 que um grupo de  pessoas estava se reunindo para criar uma associação para que pudesse direcionar as pessoas do estado, para o tratamento no hospital do Amor, antigo hospital do Câncer de Barretos, então nos reuníamos para fazer vaquinhas para irem de ônibus ou comprar remédios, então formou-se  com a Ana Paula, onde estou até hoje, ajudando e contribuindo e cresceu tão legal e hoje temos o privilégio de termos em Palmas, uma filial deste hospital, tão maravilhoso, que trata não só com remédios, mas sim com amor e por isto do sucesso tão grande, por isto a união de pessoas no país, mas o sucesso do hospital no Brasil inteiro ocorre com o amor que supera tudo.

7- Por que a área social e gratificante em sua vida?

Gratificação vem pelo que já falei, retribuir o que a cidade deu a gente, se puder dedicar um pouco do nosso tempo para está parte de área social, deixamos um legado para nossa família, para os nossos filhos, sabemos que estamos ajudando por nada em troca, pois já recebemos, muito gratificante, mostrando aos nossos filhos e netos, mostrar que estamos na vida e tão rápida que se não plantarmos esta semente que jamais irá germinar a árvore.

8- Fale um pouco da importância de Cristo em sua vida e nos seus negócios?

Cristo filho de Deus e a nossa referência, como se fosse o nosso norte, para qual lado devemos caminhar, se legal ou se está triste ou para quem devemos pedir, solução ou uma luz,  sem ele não seria nada, desde 2002 eu frequentava uma igreja evangélica de Cristo e depois vir a frequentar igreja Batista de Palmas, e vamos evoluindo e vamos vendo como é tão positivo ter deus em nossos corações, este universo maravilhoso tão grandioso, que é só pedaço daquilo que deus fez que com certeza e infinito, ele nos deixa a certeza que tudo na vida é o maior e sem o amor a gente não chega a lugar nenhum.       

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.