O portal de notícias que mais cresce em Tocantins
Projeto Coco de Babaçu - Xambioá - TO

Optmix, novo fertilizante mineral combina componentes e funciona como corretivo e condicionador de solo, aliando qualidade, conhecimento técnico e aplicação simplificada

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

  • Produzido pela Viter, unidade de negócios de insumos agrícolas da Votorantim Cimentos, o Optmix é uma mistura industrial de calcário e gesso agrícola em um só produto que fornece três macronutrientes essenciais para um melhor resultado da safra: Cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e Enxofre (S)

 

  • Com aplicação única, o fertilizante mineral é indicado especialmente para solos que necessitam de rápida nutrição e equilíbrio de bases.

 

  • Conhecimento técnico, experiência do produto e gestão operacional simplificada reforçam o lançamento do Optimix na região do Matopiba

 

 

Para manter a produtividade no campo, seja em área de lavoura ou pastagem, o solo requer cuidados para estar saudável e propício para o desenvolvimento das plantas ou  para a criação de rebanho. O calcário e o gesso agrícola, dois dos principais insumos utilizados nesse tipo de manutenção, têm a sua efetividade amplamente reconhecida e, quando aplicados juntos, geram ainda mais benefícios, principalmente se a composição for preparada de forma  industrial, pois garante uma formulação homogênea e, consequentemente, uma aplicação uniforme e com o  máximo de aproveitamento dos nutrientes pelo solo.

 

A Viter, unidade de negócios de insumos agrícolas da Votorantim Cimentos, lançou em 2020 o Optmix, fertilizante mineral misto de calcário e gesso agrícola que atua como corretivo do pH do solo, além de nutrir e condicionar o solo para melhorar o enraizamento das plantas. Enquanto o calcário atua na superfície da terra para fornecer cálcio e magnésio, o gesso penetra na subsuperfície para disponibilizar mais cálcio e enxofre. O produto também reduz alumínio tóxico.

 

Senar

Como o Optmix renova o solo de modo simplificado, ágil e com apenas uma aplicação, o produto é especialmente indicado para produtores que trabalham com arroz, soja e milho por meio do sistema de plantio direto, auxiliando-os a manter a rotação das culturas. E para atender à Região do Matopiba, uma das mais importantes fronteiras agrícolas do país, a Viter ampliou a produção do produto em 2022 para a fábrica de Xambioá (TO). será distribuído para os estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, além do Pará. Dessa forma, a Viter se aproxima ainda mais dos agricultures do Matopiba, oferecendo um produto de qualidade e aprovado em outras regiões do país.

 

Diferenciais – O fertilizante mineral da Viter também pode ser utilizado em áreas de pastagem. A aplicação única contribui ainda para  uma gestão operacional simplificada e até para menores emissões  de CO2 o que possibilita o manejo do solo mais fácil e sustentável.

 

Segundo o professor adjunto de Química e Fertilidade do Solo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Marcelo Augusto Batista, outro benefício do Optmix é o fato de o produto ser preparado industrialmente, o que proporciona uma mistura equilibrada e, consequentemente, gera melhores resultados. “Quando misturamos calcário e gesso, ganhamos em qualidade de distribuição, porém, a mistura feita no campo pode não ser precisa. Já com o mix que vem da indústria, em que são utilizados equipamentos específicos para homogeneizar esses materiais, conseguimos um produto para fazer uma deposição adequada em toda a área de plantio”, diz o professor Batista.

 

O especialista destaca também que o composto de calcário e gesso agrícola ajuda a manter o vigor do solo mesmo em épocas com poucas chuvas. “Nos anos de déficit hídrico, fica muito mais evidente o ganho de produtividade entre os produtores que aplicaram o calcário e o gesso agrícola em comparação aos produtores que não aplicaram esses insumos”, afirma o professor da UEM.

 

Presença nacional – A Viter é líder em comercialização de calcário agrícola no Brasil e a única com presença nacional. A produção está distribuída em oito fábricas no Brasil. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, há operações nas cidades de Nobres (MT), Sobradinho (DF) e Xambioá (TO), que também abastece a região Nordeste. A região Sudeste é abastecida pelas unidades de Itapeva (SP), Salto de Pirapora (SP), Itaú de Minas (MG), e Pratápolis (MG). Já a região Sul é atendida pela operação de Rio Branco do Sul (PR).

 

No ano passado, a Viter comercializou  5,2 milhões de toneladas de insumos agrícolas. O recorde de vendas é fruto da estratégia de crescimento da unidade de negócios de insumos agrícolas da Votorantim Cimentos, que no ano passado iniciou a exportação para o Paraguai, anunciou novas ampliações de capacidade de produção e lançou o Sungard, um protetor solar para folhas e frutos. Dando sequência ao plano de investimentos da empresa, em 2022 o Optmix passou a ser produzido também na fábrica de Xambioá (TO), que terá capacidade de produção de 150 mil toneladas/ano desse novo insumo agrícola.

“Essa iniciativa fortalece o nosso jeito de fazer para oferecer soluções que atendam as reais necessidades dos produtores. Além de disponibilizarmos produtos de qualidade e origem garantida, oferecemos também assistência técnica para apoiar os produtores de todas as culturas em qualquer ciclo de plantio. Com o início da produção do Optmix em Xambioá, reafirmamos a nossa confiança e compromisso com o desenvolvimento do agronegócio no país”, afirma o gerente geral da Viter, Marcelo Giuliano de Sousa.

 

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.