O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Prova de Ganho em Peso da ACNT reúne 20 criadores

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A Prova de Ganho em Peso promovida pela Associação de Criadores de Nelore do Tocantins, irá reunir cerca de 87 animais de 20 criadores, além de outros 50 do anfitrião do evento. A entrada dos animais que participarão da prova na Fazenda Encontro da Natureza, em Silvanópolis, na região central do Estado, será no dia 16 de julho.

Para o presidente da associação, Alexandre Bispo, as inscrições superaram as expectativas. “Estamos muito felizes com o resultado das inscrições, essa prova é muito importante para que se possa expor para o Brasil, o melhoramento genético do gado no Tocantins. A PGP é um investimento que nós estamos fazendo. Com certeza, a médio e longo prazo, o retorno é certo para os nossos criadores”, destacou o presidente.

Esta edição da PGP traz uma série de avanços pro Tocantins. A prova coletiva terá realização de Diferença Esperada na Progênie (DEP) Genômica e Avaliação de Carcaça dos animais por Ultrassom. Estas tecnologias favorecem o aumento da acurácia e aceleram o ganho genético na seleção do rebanho. “O evento é uma vitrine nacional que possibilitará a contratação dos animais que se destacarem já que contaremos com a presença de técnicos da Central de Coleta e Comercialização de Sêmen”, afirmou o presidente da ACNT.

Senar

Os animais terão as mesmas condições de alimentação, ambiente e serão submetidos aos mesmos e rígidos critérios de avaliação e divulgação. Essa é uma prova oficializada pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e contará com pesagem realizada por técnicos da instituição na data de entrada, também após os 70 dias de adaptação do rebanho e, por fim, com 294 dias, no final da prova que acontece em 6 de maio de 2023.

Além das pesagens feitas por técnicos da ABCZ, haverá ainda outras 3 pesagens intermediarias, que serão realizadas pelo criador que está sediando a prova. Sendo a primeira com 56 dias da data de entrada, em 19/11/2022; a segunda com 112 dias, em 14/01/2023; e a terceira no 168º dia, que corresponde a 06/05/2023. A retirada dos animais acontece um dia depois da pesagem final da ABCZ, em 7 de maio de 2023.

Vale ressaltar que a parte técnica da prova será conduzida pelo Técnico da ABCZ e também diretor técnico da ACNT, José Ribeiro Martins Neto.

A Prova Ganho em Peso – Encontro da Natureza 2022, é uma realização da Associação de Criadores de Nelore do Tocantins, com patrocínio do Senar Tocantins e apoio do Sicredi e Nutron Cargill.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.