O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Comércio aquecido: Junho registra alta de quase 20% na procura por crédito em Araguaína

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Impulsionado pelo Dia dos Namorados e pelas festas agropecuária e junina, o comércio de Araguaína se manteve aquecido no mês de junho. Os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) apontaram um crescimento de 19.73% na procura por crédito, em comparação ao mesmo período de 2021.

Foram 49.884 consultas ao SPC em junho de 2022. Sendo 8 mil a mais que no mesmo período do ano passado. Números que revelam a confiança do consumidor com a economia na hora de abrir um crediário. Uma tendência que tem se mantido nos últimos meses. Para o diretor do SPC, Alberto Luna, o cliente está mais seguro em relação ao futuro. “O consumidor está mais à vontade para fazer negócios e adquirir novos produtos. Significa que há um otimismo por parte do cliente. Um cenário bem diferente do ano passado, quando as pessoas tinham receio em fazer novos compromissos”, explicou Luna.

Senar

Inadimplência X cancelamento

Luna também analisou a inadimplência no comércio de Araguaína no último trimestre. Nos meses de abril, maio e junho, no comparativo com o trimestre de 2021, a inclusão dos nomes no SPC registrou um crescimento de 44,77%. Contudo, esse resultado ficou abaixo do número de cancelamentos, que é quando o cliente paga a dívida e limpa o seu nome.

“Tivemos um crescimento de 78,53% de pessoas que quitaram suas dívidas no comparativo com o mesmo trimestre de 2021. Em 2022, foram 34 mil registros no SPC, mas por outro lado mais de 35 mil pessoas pagaram seus débitos. Esse cenário demonstra uma estabilidade”, pontuou o diretor.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.