O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Mulheres são beneficiadas com cirurgias ginecológicas no HGP

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Uma força-tarefa realizada, nos dias 02 e 03 de julho, no Hospital Geral de Palmas (HGP) beneficiou 10 mulheres com cinco laqueaduras, três Histerectomia e duas Colpoperineoplastia. As pacientes atendidas eram devidamente cadastradas na lista de Central Estadual de Regulação, para procedimentos eletivos. De janeiro a 30 de junho de 2022, 186 mulheres foram contempladas com cirurgias eletivas ginecológicas no HGP. Destas, 46 também na área da oncoginecologia.

As cirurgias foram feitas Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH – Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins e segundo a médica uroginecologista do HGP, Clélia Motta, que faz parte da equipe do HGP, “por meio deste programa temos a oportunidade de operar mais pacientes. Utilizamos a técnica vaginal considerada menos invasiva. A usuária tem alta em menos de 24 horas e volta às atividades no período de 30 dias ou menos”, ressaltou.

A dona de casa, Maria Regina da Silva, de 48 anos, foi uma das pacientes contempladas e falou sobre a ação. “Este procedimento me ajudou, me trouxe autoestima. Sentia muitas dores, graças a Deus foi realizada minha cirurgia. Os profissionais são qualificados, atenciosos e realizaram uma boa assistência  e este programa deu a oportunidade das pessoas que não tem condição de pagar, poder fazer a cirurgia pelo SUS”, afirmou.

Senar

Moradora de Palmas, Dayana Rodrigues, de 32 anos também fez um procedimento. “Consegui fazer minha cirurgia e contei com profissionais maravilhosos, estou muito satisfeita. Tive alta no mesmo dia. Foi muito importante para poder realizar este procedimento pelo SUS, só tenho gratidão”, declarou.

A força-tarefa contou com a seguinte equipe: as médicas Thayanara Soares, Clélia Motta e Verônica Coelho; a enfermeira Berenice Rodrigues e os técnicos de Enfermagem André Luis Vieira e Maria Geocilene Chagas.

Eletivas

Nos últimos nove meses, o Tocantins realizou pelo SUS, mais de cinco mil cirurgias eletivas, sendo mais de quatro mil nos seis primeiros meses de 2022. A produção deste ano supera os anos de 2016 (2.727), 2017 (3.386), 2020 (2.626) e 2021 (2.729) e ultrapassará com folga o ano de 2018  (4.110) e 2019 (5.844).

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.