O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador intensifica ações educativas nas praias da Capital

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Com ações voltadas à redução do risco de doença e de outros agravos e também a garantia da promoção, da proteção e da recuperação da saúde dos trabalhadores, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) intensifica neste mês de julho os trabalhos educativos junto aos profissionais que atuam nos comércios das praias da Capital. Elas estão sendo executadas em parceria com a Vigilância Sanitária de Palmas (Visa) e integram o projeto +Saúde nas Férias.

Conforme a gerente do Cerest Palmas, Betânia Moreira Cangussu Fonseca, como são ações educativas e também fiscalizadoras, o Centro não divulga com antecedência os locais que serão monitorados. Ela reforça, contudo, que durante essa alta temporada de férias e praias as visitas, que já estão sendo realizadas, vão continuar sendo feitas.

A equipe do Cerest já visitou as praias das Arnos e do Caju. Durante a abordagem, que é feita junto a barraqueiros, garçons, trabalhadores das cozinhas e ajudantes em geral, são feitas orientações quanto aos mais diversos cuidados que eles devem adotar. “Conversamos com eles sobre os riscos à saúde e as formas de prevenção”, observou Betânia ao complementar que durante as visitas a equipe está entregando bonés.

Senar

Entre as medidas, a gerente cita o uso de roupas apropriadas, manga longa, com proteção solar, chapéus, bonés para evitar queimaduras durante os trabalhos executados na parte externa das barracas; os cuidados com queimaduras nas cozinhas, entradas restritas e proibir a entrada de crianças, questões ergonômicas na cozinha, carregamento de peso, cuidados de biossegurança, equipamentos individuais de segurança e boas práticas em geral.

 

Cerest

O Centro tem por objetivo desenvolver, em seu âmbito de atuação, ações articuladas com os demais pontos da rede de atenção e vigilância, em interlocução contínua com o controle social e espaços de gestão. É um componente estratégico da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), responsável pelo apoio institucional, técnico e pedagógico em Saúde do Trabalhador.

 

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.