O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Aprovado, projeto da deputada Valderez institui o Dia Estadual da Lei Seca

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

De autoria da deputada estadual Valderez Castelo Branco (Republicanos), o projeto de lei (PL) nº 529/2021 que institui o “Dia Estadual da Lei Seca” no Tocantins, a ser comemorado anualmente no dia 19 de junho, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), nesta terça-feira (05). A parlamentar defende a criação de uma data específica no calendário anual do Estado a fim de fortalecer o debate junto à sociedade e promover maior consciência no trânsito.

Em mais de uma década, a Lei Seca produziu resultados expressivos, reconhecidos internacionalmente. Um levantamento do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro mostrou que até 2018, a lei teria evitado aproximadamente 41 mil mortes. Além de poupar as famílias do sofrimento pelas perdas, ainda “teria evitado a perda de produto e renda em valores próximos a 1,0 % do PIB em 2016”.

Senar

Valderez afirma que, apesar de todas as evidências dos riscos da combinação álcool e direção, dos esforços das autoridades, das campanhas e do número elevado de vítimas anuais, muitos ainda insistem em conduzir seus veículos após ingerir bebidas alcoólicas.

“A proporção de pessoas de 18 anos ou mais de idade que dirigem logo depois de beber chega a 24,3%, um número ainda alarmante. Por isso, defendemos intensificar a aplicação de políticas públicas específicas para educar a população de forma a dirimir esses índices”, declarou a autora do projeto.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.