O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Revisão do Plano de Drenagem Pluvial vai prever melhorias para Palmas pelos próximos 20 anos

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A Prefeitura de Palmas irá abrir na próxima sexta-feira, 1º de julho, consulta pública para ouvir a população sobre melhorias e soluções necessárias na Capital durante a revisão do Plano Municipal de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais (PMDU). O plano atual, em vigência, foi assinado em 2014 (Decreto Nº 700/2014) e precisa ser atualizado para melhor planejamento de investimentos futuros na Capital. Segundo o engenheiro ambiental Tiago Sodré da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), a revisão trará, além de avaliar as metas previstas no PMDU de 2014, irá reavaliar os investimentos necessários no sistema de drenagem pluvial de Palmas para execução nos próximos 20 anos.

 

Como participar

Uma audiência pública vai ouvir técnicos, entidades públicas e privadas e a sociedade em geral e está agendada para o dia 04 de agosto de 2022. Até lá, interessados poderão enviar sugestões pelo aplicativo Colab, rede social que concentra serviços de consulta e atendimentos de cidadania da Prefeitura de Palmas. Também será possível enviar sugestões pelos telefones da Ouvidoria Municipal 0800-6464-156 ou 3212-7144 ou 3212-7143.

 

Senar

Como funciona a drenagem

O sistema de drenagem pluvial é composto por tubulações e outros elementos de engenharia que viabilizam a destinação adequada de águas pluviais coletadas em áreas urbanizadas com intuito de diminuir impactos negativos trazidos pelas chuvas, como alagamentos e inundações. A água que não é absorvida por áreas verdes e que se acumula nas ruas é direcionada pelas tubulações a pontos de descarga naturais, como córregos.

Uma cidade atendida com sistema de drenagem ineficiente e sem rede de drenagem pode sentir efeitos potencializados quando também não possui muitas áreas verdes disponíveis para absorção do excesso de água das chuvas. O resultado desses dois fatores, juntos, são problemas relacionados a alagamentos e, em caso de eventos naturais agravados, enchentes.

 

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.