O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Nesta quinta, 09, Dia da Imunização, Busão Itinerante faz ação especial em Palmas

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O Dia Nacional da Imunização é lembrado nesta quinta-feira, 09, e para chamar a atenção da população sobre a importância de um calendário vacinal em dia, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) da Prefeitura de Palmas promove dez horas de vacinação em diversos pontos da Capital, com o apoio do Busão Itinerante do Mais Saúde. Confira a programação abaixo.

Os vacinadores da Semus farão a aplicação das doses das vacinas da Covid-19, Influenza e a tríplice viral (que combate a caxumba, rubéola e o sarampo). Para receber a imunização, é necessário apresentar documentos pessoais (RG e CPF), cartão de vacina e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Semus informa que as doses dos imunizantes da Covid-19 estão liberadas para o público a partir dos 12 anos de idade, durante o Busão Itinerante. A Semus reforça que também está liberada a quarta dose para trabalhadores da saúde e o público com mais de 50 anos e a terceira dose para o público de 12 a 17 anos.

A vacinação contra a gripe está disponível para a população acima de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, indígenas, professores, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte coletivo, caminhoneiros, trabalhadores portuários, forças de segurança, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A vacina da tríplice viral, por sua vez, é voltada para trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a quatro anos de idade.

Conquistas

Além da ação para a data, Palmas celebra uma série de conquistas no Dia Nacional da Imunização. Dentre elas, ser uma das 12 capitais brasileiras a ter uma Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), que possibilita a ampliação do espaço para armazenamento dos imunobiológicos utilizados pelas 34 salas de vacinas das unidades de saúde do município e ainda nas Unidades Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Geral de Palmas (HGP) e Hospital e Maternidade Dona Regina.

Inaugurado em julho do ano passado, o local conta com cinco câmaras refrigeradas específicas para o armazenamento dos imunobiológicos, como preconiza o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Também possui um furgão refrigerado para transporte desses imunobiológicos, que garante qualidade dos produtos distribuídos.

Outra conquista alcançada pela Semus foi a capacitação dos trabalhadores da Saúde para a imunização em massa na Capital. De janeiro do ano passado até o momento, mais de 520 mil doses das vacinas contra a Covid-19 foram administradas.

O Busão do Mais Saúde também possibilitou grande adesão à imunização na Capital durante a pandemia. Com mais de 30 mil doses administradas durante ações itinerantes em Palmas, o Busão garantiu que a população tivesse mais facilidade ao acesso à vacinação, para além da programação das Unidades de Saúde da Família (USFs), principalmente às pessoas que residem em locais mais afastados.

Para Hugo Botelho, gerente da Cemurf, essas conquistas demonstram a preocupação da Prefeitura de Palmas em garantir a imunização para todos. “Com essas ações oportunizamos o acesso à  vacinação a todos e, com isso, a da caderneta de vacinação em dias. Assim reforçamos a proteção contra doenças para uma sociedade mais saudável”, afirma o profissional.

Programação

  • 9h às 10h30 – Ao lado das Lojas Economia em Taquaralto
  • 11h às 12h30 – Em frente ao Supermercado Duda no Jardim Aureny III
  • 13h às 14h30 – Em frente à Farmácia Biovida na Arse 112 (1.106 Sul)
  • 15h às 16h30 – Avenida JK em frente à sede da Prefeitura de Palmas
  • 17h às 19h – Praça dos Povos Indígenas

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.