O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Dorinha se reúne com secretário de Segurança Pública para tratar da aquisição de sistema de identificação multibiométrico

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Pela valorização dos Policiais Civis do Tocantins e, em reconhecimento ao trabalho prestado à população, a deputada federal Professora Dorinha (União/TO) se reuniu, nessa segunda-feira, 30 de maio, com o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Costa, para tratar dos prazos do processo licitatório para aquisição do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS), por meio de emenda no valor de R$ 20 milhões destinada pela Bancada do Tocantins.

“O Tocantins irá sair na frente. Então essa reunião foi com o objetivo de unir esforços para não perdermos esse recurso. Trata-se de uma fantástica ferramenta tecnológica que tem potencial de lidar com uma base de dados de milhões de pessoas, podendo dar um salto de qualidade nessa sensível área da polícia judiciária estadual. Será um avanço tecnológico muito importante para o Tocantins, com a qualificação do banco de dados”, enfatizou Dorinha.

Na ocasião, o secretário da pasta sinalizou que todas as medidas estão sendo adotadas para dar celeridade ao processo licitatório. Segundo ele, há sete meses a secretaria tem dado andamento para que o ABIS se torne uma realidade no Tocantins. “As diligências necessárias para o trâmite do processo licitatório já foram efetuadas e o termo de referência já foi encaminhado à Agência de Tecnologia da Informação (ATI) para realizar o parecer técnico e enviar novamente à Comissão Permanente de Licitação para a reabertura do Pregão Eletrônico o mais breve possível”, explicou Wlademir.

Neste sentido, Dorinha agradeceu a todos pela reunião, especialmente o secretário pela presteza junto com sua equipe técnica. “Mostrou-nos todas as fases e todo o encaminhamento. Parabéns à equipe da SSP”, disse. Estiveram com Dorinha os deputados tocantinenses Dulce Miranda (MDB), Osires Damaso (PSC) e Vicentinho Júnior (PL).

Em três mandatos, a parlamentar destinou à Segurança Pública mais de R$ 85 milhões, entre emendas individuais e de bancada, sendo que parte desse montante é para que o Abis, uma ferramenta para o combate à criminalidade e à identificação civil, seja implementado. “Ainda para Polícia Civil, destinei emendas para aquisição de mais de 25 veículos; recursos para o reaparelhamento da Polícia Científica; fortalecimento da Diretoria de Inteligência e Estratégia e do Centro Integrado de Operações Aéreas”, finalizou Dorinha.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.