O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Escola SESI de Araguaína participa de torneio nacional de robótica em São Paulo

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

De 26 a 29 de maio, a capital paulistana, São Paulo, recebe estudantes de todo o país para participar do 4º Festival SESI de Robótica 2022. A equipe Tucuna, da Escola SESI de Araguaína, embarca na manhã da próxima quinta-feira, 26/05, para representar o Tocantins na competição pela 3ª vez.

O Festival SESI de Robótica é disputado em 3 categorias com faixa etária e tarefas diferentes: a FLL (FIRST Lego League), a FTC (FIRST Tech Challenge) e a F1 (F1 in Schools). O time tocantinense, composto por seis alunos, leva seu protótipo para competir na categoria F1 voltada a alunos de 9 a 19 anos.

O F1 in Schools faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1. Os competidores precisam construir uma escuderia da modalidade automotiva, tendo que lidar com todos os desafios relacionados a construção de um protótipo. Neste contexto competitivo, as equipes precisam pensar, por exemplo, no marketing, em patrocínio, no plano de negócios e nas estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes participantes devem desenvolver um projeto social, item este que pode ser usado como critério de desempate no resultado final da competição.

O projeto social da equipe Tucuna é voltado ao público com deficiências visuais e alunos com autismo, TDH e hiperatividades.

“A equipe desenvolve peças com auxílio de máquinas de impressão 3D com o objetivo de auxiliar o aprendizado destas crianças com necessidades especiais, considerando as dificuldades que enfrentam no dia a dia de sala de aula, além, é claro, de se preocuparem com a construção de um protótipo de Fórmula 1 que tenha um desempenho satisfatório na disputa de velocidade ”, explanou o professor e técnico da equipe, Ulisses Queiroz Parreira.

O 4º Festival contará, também, com o Seminário Internacional SESI de Educação, que promoverá debates sobre pensamento computacional.

Conheça a equipe Tucuna:

  • Alunos competidores: Guilherme Pereira Silva, Jullyana da Silva Augusto, Maria Eduarda Amaral, Maria Moraes Vieira, Regimar de Deus Negreiros e Sérgio Gabriel Timóteo da Silva
  • Técnicos: Ulisses Queiroz Parreira e Wlliobson Pereira Leite
  • Diretora da escola: Carmelita Regina Cavalcante

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.