O portal de notícias que mais cresce em Tocantins
validade de laudos que atestam deficiência irreversível no TO

PL de Léo Barbosa prevê validade indeterminada para laudos que atestam deficiência irreversível no TO

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Tocantins o Projeto de Lei n° 658/2022 que prevê validade indeterminada para laudos que atestam deficiência de caráter irreversível. A matéria é de autoria do deputado Léo Barbosa (Republicanos) e foi apresentada durante a sessão desta quarta-feira, 20.
O parlamentar defende que a propositura possui o objetivo de evitar o transtorno causado às pessoas com deficiências permanentes da necessidade de renovar os laudos que atestam sua condição. “Se a deficiência é irreversível, não há fundamento plausível para submetê-las a reexames periódicos”, disse Barbosa.
De acordo com a justificativa do projeto, a necessidade de renovação dos laudos refere-se ao que o Estatuto da Pessoa com Deficiência qualifica como barreira, tendo em vista que tal situação não deixa de ser um obstáculo que limita e até mesmo impede que a PcD usufrua plenamente de seus direitos.
“Tornar o laudo médico pericial sem validade contribuirá muito na vida das pessoas com deficiência e de seus familiares, porque facilitará algumas situações do cotidiano como matricula em escolas, inscrições em concursos públicos e demais avaliações que exigem apresentação de laudo médico válido, além de outros direitos garantidos pela Constituição Federal que proporcionam o bem-estar pessoal, social e econômico”, ressaltou Léo.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.