O portal de notícias que mais cresce em Tocantins
Dorinha proporciona capacitação para mulheres tocantinenses

Deputada federal Professora Dorinha proporciona capacitação para mulheres tocantinenses

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A deputada federal Professora Dorinha (UB/TO) participou, na última sexta-feira, 8, do encerramento do Curso Livre de Aperfeiçoamento em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho com Ênfase na Saúde Integral das Mulheres, uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Comissão de Direitos da Mulher e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

A capacitação beneficiou 70 mulheres nas cidades de Palmas, Novo Acordo, Araguatins, Esperantina e Porto Nacional. O curso foi encerrado com a realização do evento “Feira de Saberes e Sabores”.

O curso, que foi realizado no Tocantins de setembro de 2021 à abril de 2022, foi idealizado como uma medida de enfrentamento às dificuldades que a população feminina local encontra no mercado de trabalho, e visa proporcionar soluções para os problemas das mulheres no campo da promoção e vigilância da saúde, com foco na construção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis, suas relações intersetoriais e práticas.

O Coordenador Geral do Projeto, André Luiz Dutra Fenner, agradeceu o apoio da parlamentar, que ocorreu por meio da destinação de emenda que proporcionou a realização do curso. “Somos gratos deputada, pelo seu apoio e incentivo. Por acreditar neste projeto e na força destas mulheres, esperamos que essa parceria permaneça”, concluiu André.

Dorinha, que na ocasião interagiu com as cursistas, afirmou que a intenção é continuar com o projeto. “Começamos em um momento difícil, mas queremos dar continuidade ao projeto. Aproveitando matérias primas que já temos, podemos gerar trabalho e renda a população feminina. É uma forma de autogestão. Queremos aproveitar um produto que já é produzido na região e agregar conhecimento a quem produz, possibilitando a comercialização”, disse ela.

Ao longo do evento, ela experimentou produtos produzidos durante a capacitação, como brigadeiro de pequi, produtos em conserva, dentre outros. As cursistas expressaram agradecimentos à deputada pela oportunidade de serem contempladas com a capacitação.

As cursistas do assentamento PA Santa Cruz, localizada em Araguatins, agradeceram a deputada pela oportunidade e contaram que por meio da emenda da deputada, puderam montar um grupo de 8 mulheres e puderam produzir fazer vários produtos.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.