O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Itamaraty diz que não há condições de evacuar brasileiros na Ucrânia

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O Itamaraty informou que não há condições de segurança para evacuar os brasileiros na Ucrânia até o momento, após ataques à capital Kiev e outras cidades ucranianas realizados por tropas russas nesta quinta-feira, 24.

A embaixada na Ucrânia está cadastrando os brasileiros, mas a recomendação por ora é que os cidadãos fiquem em casa e longe de estruturas em risco, ou, caso estejam nas áreas mais próximas à fronteira russa, tentem se deslocar rumo a oeste.

A estimativa é de que haja cerca de 500 brasileiros na Ucrânia, dos quais mais de 160 se recadastraram junto à embaixada, informa o Itamaraty.

Senar

Um eventual plano de evacuação dos brasileiros dependerá das condições de segurança da Ucrânia e da possibilidade de os brasileiros se concentrarem em um ponto de resgate, afirmou Leonardo Gorgulho, secretário de comunicação e cultura do Ministério das Relações Exteriores, em coletiva de imprensa.

“O local e o momento em que os brasileiros serão chamados a se concentrar, para fins de evacuação, serão amplamente difundidos pela embaixada, por meio de seus canais de comunicação com a comunidade brasileira. É, portanto, muito importante que todos se cadastrem”, informou Gorgulho.

Não há data prevista para evacuação até o momento diante das condições de segurança.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.