O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

ANSIEDADE – CARCEREIRA DA MENTE

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

INTRODUÇÃO:

                Já sentiu o coração acelerado, a boca seca, borboletas no estômago, medo, insônia, dificuldade de concentração, pensamentos catastróficos ou algo parecido com o mundo girando à sua volta? Seria depressão?

Em primeiro lugar eu preciso te informar, te contar, que a depressão não é mais a doença do século. Eu preciso te esclarecer que a depressão é a doença mais incapacitante do PLANETA segundo a OMS. Claro que hoje o foco está na pandemia. Mas, a própria pandemia do novo coronavírus, tem trazido um aumento monstruoso nas doenças da mente atingindo gravemente o psicológico da população global.

Contudo, dos transtornos mentais quem está em evidência agora, ganhando forte publicidade da mídia, é a prima irmã da depressão CONHECIDA COMO ANSIEDADE.

Sim, a ansiedade tem transtornado e adoecido muitas pessoas e, muitas mentes inquietas.

Um transtorno, qualquer que seja ele, causará desordem na vida psíquica do sujeito, gerando caos emocional que impactará frontalmente a vida pessoal, social e financeira da pessoa através da Ansiedade Negativa ou, patológica. A lista de recursos, do arsenal que a ANSIEDADE usa para manter A MENTE ENCARCERADA, É GRANDE!! Ansiedade Generalizada, Fobia, Pânico, Toc (transtornos obsessivos compulsivos).

É difícil sair DAS PRISÕES DA ANSIEDADE sem consciência de como fazê-lo. Você só terá consciência lendo, estudando, tendo assistência de um profissional, PSICÓLOGO OU, PSICÓLOGO E PSIQUIATRA, dependendo do nível de gravidade em qual você já se encontra.

“Somos uma sociedade de pessoas com notória infelicidade: solidão, ansiedade, depressão, destruição, dependência; pessoas que ficam felizes quando matam o tempo que foi tão difícil conquistar.”  —  Erich Fromm professor acadêmico alemão 1900 – 1980.

O QUE FAZ DA MENTE ANSIOSA  PRISIONEIRA EM SUA PRÓPRIA CASA?

O ansioso vive produzindo coisas na mente, lá na mente imaginária. Ele vive fantasiando vivendo no futuro, gastando energia psíquica. O cérebro ansioso ele vive no futuro dentro do hoje, dentro do aqui e agora. O cérebro ansioso também vive em um looping temporal. Rodando e rodando nas mesmas cenas mentais, nos mesmos teatros mentais, não saindo do lugar. Contando historinhas que nem sempre são positivas. A ansiedade é como uma sereia na mitologia grega, uma feiticeira do mar. Tão lindas e cantando tão docemente, atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali, e os enviavam para a colisão com os rochedos e para as profundezas dos mares.

No mundo mental a pessoa constrói casas grandes, muda de vida, faz faculdade, emagrece, faz exercícios físicos, faz negócios que dão muito dinheiro.  Compra carro de luxo,  mora em apartamentos luxuosos, faz viagens para o exterior, compra fazenda, viaja para o litoral. Se é homem vai para uma pesca em alto mar, se é mulher frequenta imaginariamente as lojas luxuosas e famosas de Paris, se é criança se vê na Disneylândia, se é adolescente imagina-se jogando um Playstation 12.

Na mente o sujeito pode tudo! Mas, a mente ansiosa não consegue nada!!

Você pode e deve pensar em ter tudo isso. Mas saia da ficção, saia da imaginação, traga o que imaginou para o campo da realidade! Saiba o que vai fazer para alcançar o que deseja. Tudo é possível, se você trouxer para o papel. Torne visual, materialize diante dos seus olhos o projeto da mente e  planeje.

Se você deixar lá no mundo mental o que imaginou pela ansiedade, você será só mais uma ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS VIVENDO NO SEU MUNDO DE FANTASIAS.

A mente ansiosa não fantasia só para o positivo, ela fantasia para o negativo também. A mente ansiosa negativa acredita que tem uma doença em alguma parte do corpo, até que se crie de fato aquela doença. Tem a sensação de que algo ruim está por acontecer, que vai acontecer. A mente ansiosa faz com que você pense em um mundo punitivo, severo, castrador, implacável. A mente ansiosa coloca medo, fobias, pânico nas pessoas. A mente ansiosa paralisa as pessoas para grandes feitos. Não os permite dormir no escuro porque algo de ruim virá do escuro. Não deixa a pessoa falar em público porque a faz pensar que está sendo julgada severamente pelos demais. Impedem as pessoas de viajarem de avião, de andarem de elevador, de liderarem por medo de serem mal compreendidos e mal sucedidos na liderança. A mente ansiosa negativa é catastrófica, terrorista, punitiva, severa. Ela faz você acreditar que vai morrer ou faz você acreditar que vai matar alguém. Cria fantasmas que não existem. Geram monstros que não são reais. Na verdade, a mente ansiosa conta para você o que você geralmente gosta de ouvir.

COMO LIDAR COM A MENTE ANSIOSA

  1. Praticar meditação para manter a mente no presente, no aqui e agora. Cientistas estão estudando os Monges através da ressonância magnética e estão vendo o que está acontecendo com o cérebro antes, durante e depois da meditação.  É comprovado cientificamente que o cérebro é flexível, maleável e pode mudar, isso é neuroplasticidade.  Através da meditação é possível você fortalecer o cérebro nas áreas responsáveis pela felicidade. Durante a meditação estas áreas do cérebro recebem maior fluxo sanguíneo ficando mais grossas e mais fortes. Assim como quando você malha e fortalece os músculos na academia, eles ficam mais grossos e mais fortes.
  2. Praticar a atenção focada, a atenção plena, praticar o mind fulness.
  3. Não deixar a mente te levar para o futuro, você é um ser humano do presente, e não do futuro. Nada de filme de ficção. Não viva a vida de ficção que a mente quer te levar a viver.
  4. Ver o futuro sem ansiedade é possível somente através do planejamento. Gosto do planejamento estratégico. Nele não existe ansiedade. Indo para o futuro através da sua ansiedade você não vai resolver nada, só vai ficar muitas vezes paralisado, sem enxergar a saída porque a mente ansiosa tende a bugar, não enxergará a realidade, só o caos, gerando pânico mental.
  5. Mantenha a mente sem diálogos mentais catastróficos, terroristas, caóticos. Deixe de manter diálogos punitivos, severos com você mesmo. Não dialogue, não dê atenção a esses pensamentos críticos, rígidos.
  6. Interrompa o fluxo do pensamento, não dialogando com a mente. As vezes passamos horas conversando com a mente sobre assuntos variados e quando nos damos conta nem sabemos como fomos parar ali e o tempo passou. Essas conversas mentais não contribuem em nada para crescimento e desenvolvimento. Os diálogos mentais só nos roubam a energia que não nos favorecem em nada. Precisamos direcionar a mente, assumir o controle, condicioná-la, treiná-la, até que aprendamos a ser piloto dela e não ficar de carona em nossa própria cabeça. Todo diálogo mental conduzido pela ansiedade fantasiosas e negativa não tem utilidade.

CONCLUINDO

Todo diálogo mental, fruto da ansiedade positiva, precisa ser tirado da cabeça e colocado no papel. Não deixe boas ideias flutuando na sua mente porque elas serão engolidas pelos pensamentos negativos. Você já deve ter perdido várias vezes boas e grande ideias. 

SIGA AS ORIENTAÇÕES E VAMOS NOS LIBERTAR DAS CADEIAS DA ANSIEDADE.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

5 Comentários
  1. Jeruza Araújo de Moraes Montel Diz

    Execelente. Gostei muito da matéria.

  2. Cássia Macedo Diz

    Muito bom 👏👏👏

  3. Kedsos Barbosa Macedo Diz

    A cada dia aprender com o senhor e uma missão prazerosa, meditação, colocar os planos nó papel, viver o presente e muito mais e o que aprendi com este artigo, gratidão pela coragem de ensinar o que sabe.

  4. Luzia Marta Jacinto Silva Diz

    Parabéns! O texto me leva a pensar sobre o assunto de modo a enxergar o que sou mentalmente e como agir para não tornar um escravo dela.Vale a pena ler e refletir e dirimir as questões que por vezes e por vezes nos deixam em um turbilhões de ideias que produzem em nós uma inquietação, aflição, perturbação mesmo. Sentimentos vários de indefinições sem que nos levem a lugar algum a não ser a uma ansiedade que depõe contra os nossos maiores objetivos! É preciso ler o texto com calma e com vontade de aprender sobre.

  5. Katia Borges Diz

    Texto simplesmente fantástico😻.
    Muito esclarecedor.
    Parabéns por contribuir com todo seu conhecimento.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.