O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Hemodinâmica do Hospital Geral de Palmas registra mais de 1.700 procedimentos durante pandemia

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Mesmo diante da pandemia, o serviço de Hemodinâmica do Hospital Geral de Palmas (HGP), continuou dando assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde, e realizando procedimentos de alta complexidade em pacientes internados ou de urgência. Só em 2020, foram realizados  1.736 procedimentos.

Segundo o médico cardiologista especialista em Hemodinâmica do HGP, Andrés Sánchez “é fundamental que os serviços de saúde continuem funcionando normalmente, com o objetivo de reduzir a mortalidade cardiovascular”, afirmou.

O médico especialista ainda alerta “Um estudo realizado em Nova York – EUA, revelou que entre 30 de março e 5 de abril de 2020, o número de pessoas que morreram em casa de infarto foi oito vezes maior, se comparado ao número de mortes no mesmo período de 2019. Pelo risco de contágio, as pessoas tiveram medo de ir nos Hospitais e consultórios, isto acarretou em aumento da mortalidade cardiovascular. Por isso, é imprescindível que, diante de doenças agudas potencialmente fatais como o infarto agudo do miocárdio, os pacientes consultem, podendo ser atendidos precocemente, reduzindo assim a mortalidade cardiovascular. Os Hospitais estão preparados para atender com segurança os pacientes com outras doenças potencialmente fatais”, concluiu.

Mutirão de procedimentos eletivos

Para reduzir a fila de espera por procedimentos cardíacos, o serviço de Hemodinâmica, vem promovendo mutirões nos finais de semana. Este ano já foram realizados 34 procedimentos eletivos.

Segundo a enfermeira supervisora da Hemodinâmica, Leilane Aparecida Aires, “voltamos os atendimentos ambulatoriais que haviam sido suspensos no início da pandemia, para prevenir a transmissão do vírus da Covid-19. Vale ressaltar que o serviço atendeu normalmente todos os pacientes internados e de emergência, durante a pandemia em 2020, seguindo todas as medidas de prevenção à Covid -19 já implantadas em todos os setores do hospital. Além do protocolo específico para Hemodinâmica elaborado pela direção multiprofissional”, afirmou.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.