O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Evolução do agronegócio no Brasil abre ciclo de palestras na Agrotins 2020 100% Digital

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O ciclo de palestras da Agrotins 2020 100% Digital será aberto nesta quarta-feira, 27, com a palestra magna Evolução histórica do agronegócio no Brasil, das 8 às 8h30 na Plataforma agrotins.to.gov.br. A palestra será ministrada pela diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mariane Crespolini. A Agrotins 2020 100% Digital será aberta oficialmente às 9 horas desta quarta, por meio de uma live pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse.

Ao antecipar aspectos da abordagem, a palestrante resume que, nas últimas décadas, o aumento da produção foi resultado de investimentos em pesquisa e inovação, que possibilitaram o desenvolvimento da agropecuária em clima tropical. “Um dos resultados disso foi que o preço da cesta básica, em valores reais, caiu pela metade, se comparando à década de 1970, mais recentemente, a agropecuária brasileira tem sido referência no tema de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, com grande protagonismo internacional com resultados do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, com as tecnologias como a integração Lavoura-Pecuária”, detalhou.

A diretora explicará sobre os desafios futuros para a agropecuária sustentável “Existem milhares de hectares de pastagem degradada e outras externalidades ambientes. No entanto, com a recuperação dessas áreas degradadas é possível multiplicar a produção sem a necessidade de abertura de novas áreas. Outro potencial em abordagem é a bioeconomia, com agregação de valor para biodiversidade brasileira”, pontuou.

ABC-TO

Senar

O Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC-TO) é um exemplo bem-sucedido da capacidade tocantinense de desenvolver uma agropecuária sustentável no Brasil. O Tocantins é reconhecido na Região Norte como o estado que mais apresentou e têm projetos. Nacionalmente é referência e é considerado o que mais avançou nos últimos anos, nos investimentos para a prática sustentável na agropecuária.

Entre os diferenciais para o sucesso do plano ABC no Estado está a parceria das instituições ao traçar as estratégias de trabalho e a integração entre pesquisa e extensão. “Conseguimos transformar o campo para melhor, levando tecnologia de ponta. Nossos parceiros, dentre eles, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária [Embrapa] foram e são fundamentais em todo o processo”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, César Halum.

Currículo

Mariane Crespolini é graduada em Gestão Ambiental pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). É Doutoranda em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia – Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp). Desde 2011 desenvolve estudos e pesquisa relacionados à economia e ao mercado agropecuário. Foi pesquisadora no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).

Em 2018 e meados de 2019, foi sócio diretora da empresa LMH Consultoria, prestando consultoria para produtores rurais e empresas do agronegócio. Tem trabalhado fortemente para fomentar a produção de alimentos cada vez mais sustentável e com conservação dos recursos natur

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.