O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

O Lado Positivo da quarentena

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Contra fatos não há argumento. Frase de efeito neste momento caótico que o mundo enfrenta nesse 2020, principalmente para nós brasileiros.

Esperançoso e otimista, nosso país comemorava melhora na economia e embora tímido, certo aumento na geração de empregos formais.

O fato é que existe sim um vírus, que resultou numa pandemia e com ela muitas coisas  necessitam ser revistas, refeitas e adaptadas.

E são em momentos como esse que fica latente a insegurança, o medo, a inquietação mental.

Eu costumo orientar as pessoas sobre a importância do seu momento de solitude, mas a maioria nunca consegue, pois, o tempo pra si mesmo nunca está na lista de prioridades: “não tive tempo, é o que sempre ouço”.

Então agora, seu maior aliado em período de quarentena é o tempo. Podemos utilizá-lo de diversas formas, mas quero sugerir aqui esse tempo como momento de solitude, palavra bíblica, que em algumas traduções é interpretada como encontro com Deus, mas que também se refere como estar em um momento sozinho, um encontro consigo mesmo.

Provocando o autoconhecimento, identificando quem você é baseado no que você fez para ser quem você é hoje. E assim conseguir traçar melhores estratégias para o futuro. Momento para identificar erros e acertos, habilidades e competências, adversidades comportamentais e crenças limitantes.

O Novo está por vir quando tudo isso acabar, e se o momento é novo, as exigências também serão novas, então precisaremos ser pessoas evoluídas, mas aproveitando o que temos de bom na essência, se respeitando, sem se cobrar, apenas colhendo os frutos do momento de solitude.

Pense, sinta e mude os pequenos hábitos que lhe impediram de conquistar algo diferente. Porque o diferente, o novo, o desconhecido será algo inevitável e bate a nossa porta sem muita reserva.

É tempo de levar em conta a tríade da mudança comportamental: penso, sinto e ajo. É só mudando verdadeiramente nossos pensamentos sobre algo ou alguém, é que vai gerar o sentimento que impulsionará a ação.

E a solitude é o terreno fértil para semear, cultivar e assim colher os frutos que esta nova estação vai nos cobrar. Aproveite esse momento e extraia de si o melhor que nem mesmo você conhecia. Para quem está em busca de trabalho, minha dica é olhar firme para as oportunidades que lhe chegam a vista.

Hora de além de olhar para si, também olhar para os seus recursos, e usá-los a seu favor, indo na contra mão do que dizem as previsões, que anunciam sem modéstia o aumento do desemprego, podendo ser ainda maior com possíveis demissões, aumentado ainda mais a estatística.

Fuja das noticias pessimistas, elabore melhor seu currículo, tornando-o atrativo e com informações claras, fique de olhos nas vagas anunciadas, capriche na sua aparência e no seus discurso, e arrase na hora da entrevista de emprego, mostre o melhor de si, (aquele melhor descoberto no seu momento de solitude), e do que pode fazer por aquele tem um oportunidade para lhe oferecer.

Ofereça o melhor de que pode realizar, fale com segurança e propriedade de quem sabe fazer acontecer, mude sua história através de você.

E você que tem a sorte de ter um emprego e precisa se preocupar em mante-lo, olhe para o cenário que se encontra o seu empregador, seja neutro e focado no que precisa ser feito, continue remando junto esse barco, fazendo sua parte para que ele não se afunde, tome-se de sua armadura e couraça e não deixe que pessoas e opiniões medíocres destruam com o sonho que é só seu. Olhe para mercado, e veja o que ele exige dos profissionais na atualidade.

E lembre-se que o trabalho é o viabilizador dos nossos sonhos pessoais e também profissionais.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

1 comentário
  1. Tatiana Diz

    Excelente

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.